Marisa Serrano critica mudanças no Enem e propõe debate amplo no Senado
Um amplo debate sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi proposto nesta quinta-feira (11) pela senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), que comunicou ao Plenário a apresentação de requerimento nesse sentido na Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Depois de criticar as reformulações no exame feitas pelo atual governo, ela anunciou que pretende reunir em audiência pública autoridades e interessados no assunto.
Marisa Serrano lembrou que o Enem, criado em 1998, era prova única de 63 questões e uma redação. Na versão atual, chamada de Novo Enem, o exame passou a ter quatro provas e uma redação, gerando reclamações quanto a seu tamanho e duração. Segundo ela, os participantes "mal tinham tempo de ler o enunciado, quanto mais de responder as questões".
A "reformulação radical" do sistema de avaliação do ensino médio, conforme a senadora, se fez sem planejamento e infra-estrutura. O resultado, apontou, foram problemas de informática, logística, segurança, elaboração de conteúdos, divulgação do gabarito e correção da prova. Marisa Serrano citou o prejuízo de mais de R$ 30 milhões causado pelo furto de uma prova dois dias antes da realização do exame, "desorganizando os exames vestibulares e o calendário das muitas universidades brasileiras".
Trauma
A senadora comentou declaração do ministro da Educação, Fernando Haddad, para quem o Enem foi "um trauma violento". Ela disse que, de fato, o Enem foi um trauma, não para o Ministério da Educação ou para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), mas para os milhões de jovens que dependiam do exame para ingressar numa universidade pública. Notou que o exame "mexe com milhares de vidas": ele foi concebido como critério para distribuição de 48 mil vagas em 51 instituições federais.
Marisa Serrano foi apoiada, em aparte, pelo senador Sadi Cassol (PT-TO), que destacou a experiência de escolas de tempo integral em Palmas.
11/02/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marisa Serrano critica 'falta de habilidade' do governo na organização do Enem 2010
Lei de Responsabilidade Fiscal conta com amplo reconhecimento da sociedade, diz Marisa Serrano
Áudio | Marisa Serrano propõe cadastro de pedófilos
Marisa Serrano critica interferência do Executivo no Legislativo
Marisa Serrano propõe semana de prevenção à gravidez na adolescência
Marisa Serrano cobra explicações para falhas no Enem e pede prioridade para Educação