MARLUCE PINTO CONTESTA GOVERNADOR DE RORAIMA E ELOGIA FERNANDO CATÃO



Antes de acusar a Secretaria de Políticas Regionais na pessoa de Fernando Catão, o governador de Roraima, Neudo Campos, deveria ter tomado as providências exigidas por seu cargo para coibir o inferno em que agora se transformou o estado. Com essa manifestação, a senadora Marluce Pinto (PMDB-RR) repudiou, hoje (dia 19), a atitude do governador como "injusta e injuriosa, para não dizer irresponsável".

Em resposta ao governador, Marluce Pinto afirmou que Fernando Catão "cumpriu muito além de suas obrigações", indo pessoalmente ao estado para verificar a extensão dos incêndios e, em conjunto com o Departamento de Defesa Civil e representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama, coordenando uma série de ações objetivas e práticas.

- De objetivo e prático, o governador só fez, até agora, reclamar a falta de ajuda financeira do governo federal - comparou.

Entre as ações desenvolvidas por Fernando Catão, Marluce salientou o transporte, pela Força Aérea Brasileira, de 86 homens da Brigada Especializada de Combate a Fogo na Selva, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, que hoje receberiam o reforço de mais 86 bombeiros especializados; deslocamento de técnicos e de brigadas especializadas de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná; apoio aéreo para monitoramento de toda a região e transporte de equipamentos e pessoal; liberação, pela Secretaria de Políticas Regionais, de R$ 2 milhões, e, pela Presidência da República, através de medida provisória, de mais R$ 2 milhões; mapeamento dos focos de incêndio pela Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Marluce Pinto também solicitou ao presidente da República autorização para que o Banco do Brasil e o Banco da Amazônia dispensem os produtores rurais de Roraima, cujas terras estão localizadas nas áreas tomadas pelo fogo, do pagamento de empréstimos contraídos.

- Se não houver o perdão das dívidas por parte do governo federal, aqueles produtores poderão vir a perder seus lotes, dados como garantia aos financiamentos obtidos juntos àquelas instituições financeiras - argumentou.



19/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marluce Pinto aplaude chegada de energia da Venezuela a Roraima

RORAIMA PODE GERAR RIQUEZAS E DESENVOLVIMENTO, DIZ MARLUCE PINTO

MARLUCE PINTO PEDE AJUDA PARA SECA EM RORAIMA

Aprovado projeto de Marluce Pinto que transfere terras da União para Roraima

MARLUCE PINTO ELOGIA IMPLANTAÇÃO DO SIVAM

PSDB lamenta morte do governador de Roraima, Ottomar Pinto