Marta Suplicy saúda valorização dos trabalhadores e afasta bolha de crédito



Em pronunciamento em Plenário nesta quarta-feira (29), a senadora Marta Suplicy (PT-SP) assinalou como "uma das maiores conquistas da sociedade nos últimos anos" a valorização do emprego e da renda, que têm gerado a ascensão social das famílias brasileiras. Para a senadora, a valorização do trabalhador é uma marca do atual modelo de desenvolvimento do país

- Temos visto uma excepcional evolução do emprego nos últimos anos. Desde 2003 foram quase 12 milhões de empregos com carteira assinada. Só neste ano nós devemos alcançar a excelente meta de dois milhões de empregos - disse a senadora.

Marta Suplicy mostrou números sobre o aumento da renda real, num ritmo "muito superior ao de outras economias emergentes", a redução das desigualdades e a mobilidade social. Entre as boas medidas dos governos Lula e Dilma Rousseff, ela destacou a política de valorização do salário mínimo e a ampliação da qualificação profissional com foco no ensino técnico.

Em seu ponto de vista, é preciso discutir a proposta de mudança de carga fiscal sobre a folha de salários como forma de reduzir o custo Brasil e seguir modernizando a legislação trabalhista. A senadora sublinhou o apoio de seu partido à convenção da OIT que estende ao empregado doméstico todos os direitos trabalhistas.

Bolha de crédito

Marta Suplicy também comentou pesquisa recente da Fecomércio segundo a qual o número de famílias endividadas nas capitais brasileiras cresceu 5% em um ano. Em sua opinião, os números têm sido erroneamente interpretados como um alerta de bolha de crédito.

- Isso é resultado de ações do governo, que não só aperfeiçoaram o sistema creditício, tornando-o mais seguro, mas o expandiram, permitindo que cada vez mais pessoas tivessem acesso ao crédito. O superendividamento das famílias ainda não é um problema no Brasil, ainda que a gente ainda tenha que estar atento e atuante.



29/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marta Suplicy saúda proposta de criminalização da homofobia feita por juristas

Marta Suplicy saúda lançamento de plano do governo para enfrentar o 'crack'

Marta Suplicy comemora elevação da nota de crédito do Brasil

Apagão logístico afasta 20 mil trabalhadores do emprego, diz Arthur Virgílio

Marta comenta visita da presidente à Bahia e saúda reajuste da bolsa-família

Ana Rita saúda trabalhadores pelo dia de mobilização da CUT