Matérias sobre concurso do Senado e regulamentação de profissões foram as mais lidas em 2012



Das dez matérias mais lidas da Agência Senado em 2012, sete foram sobre concursos públicos, a maioria relativa ao processo seletivo realizado em março do ano passado pelo Senado. O concurso da Casa, para os cargos de técnico, analista e consultor legislativo, teve 157.939 inscritos. A notícia campeã foi sobre a publicação do edital, divulgada ainda em dezembro de 2011, mas que registrou grande número de visitas com a proximidade das provas, totalizando 118.481 visualizações.

VEJA MAIS

Também atraiu muitos leitores notícia publicada em maio sobre a aprovação, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de projeto de lei que proíbe a realização de concurso público exclusivamente para a formação de cadastro de reserva (PLS 369/2008). A matéria ficou em oitavo lugar no ranking, com 14.312 visualizações.

Profissões

A regulamentação do exercício de profissões, tema que costuma causar polêmica, também teve forte presença na lista das matérias mais lidas no ano passado. O destaque foi a aprovação na CCJ do projeto do Ato Médico (SCD 268/2002), em fevereiro, que superou os 77.482 acessos, ficando em segundo lugar.

A notícia sobre a aprovação em Plenário do diploma obrigatório para jornalistas (PEC 33/2009), em agosto, também se destacou, com 18.762 visualizações. Registraram muitos leitores, ainda, matérias sobre a regulamentação das profissões de motorista e de historiador.

Código Penal

Também objeto de muita polêmica, a descriminalização das drogas, discutida na reforma do Código Penal, foi tema da matéria que ficou no quinto lugar entre as que mais atraíram o público em 2012. Em maio, a comissão especial de juristas que elaborou o anteprojeto do novo código (PLS 236/2012) aprovou a descriminalização do porte de uma quantidade de substância entorpecente equivalente ao consumo médio individual de cinco dias. A notícia teve 20.206 visualizações.

Outros temas discutidos pela comissão de juristas que atraíram interesse foram o endurecimento das penas para quem maltratar animais e a criminalização do bullying.

Mudanças em regimes previdenciários também marcaram presença no ranking. A garantia de proventos integrais para servidores aposentados por invalidez, novo regime previdenciário para servidores federais, aposentadoria especial para pessoas com deficiência e redução do tempo de contribuição para donas de casa de baixa renda foram temas de matérias entre as 20 mais lidas.



03/01/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cinco novas MPs foram lidas em Plenário

Senado aprova regulamentação de profissões das áreas de embelezamento e estética

CAS quer ouvir ministros sobre regulamentação de profissões

CAS realiza segundo debate sobre regulamentação das profissões

CAS realizará debates sobre regulamentação das profissões e avanço da obesidade no Brasil

Mais de 2 mil trabalhadores foram resgatados da escravidão em 2012