MAURO DESTACA AVANÇO NO FUNDO DO CENTRO-OESTE
A adoção de novo sistema de financiamentos para o Fundo do Centro-Oeste (FCO) foi apontada pelo senador Mauro Miranda (PMDB-GO) como "um fato que levará repercussões positivas para a economia da região". Para o senador, o novo fundo, divulgado pelo ministro do Planejamento, Antônio Kandir, mostra alguns avanços significativos no incentivo à produção agrícola e industrial do estado de Goiás.
O senador destacou que, de acordo com as novas normas, o prazo de financiamentos no âmbito do FCOpassa de 8 para 12 anos, permitindo aos produtores um cronograma mais flexível para planejar o retorno dos investimentos. O período de carência, conforme acentuou, também será ampliado para três anos, em vez de dois.
- As medidas anunciadas mostram que as áreas econômicas do governo estão mais abertas e sensíveis para entender as dificuldades que vinham punindo os que querem produzir e os que carecem de capitais próprios para continuar sobrevivendo. A política de juros elevados causou grandes estragos na economia do meu estado, principalmente na agricultura, mas é importante reconhecer que a redução da TJLP vem aliviando aos poucos o sistema financeiro injusto e massacrante que pesava sobre a produção - disse o senador.
Para Mauro Miranda, ao se levar em conta os elevados índices de crescimento do Centro-Oeste nos últimos anos, as estimativas anuais de captação, em torno deR$ 250 milhões, "representam uma cifra muito tímida para cobrir as demandas previsíveis, por novos investimentos".
Ele pediu aos senadores dos estados do Centro-Oeste que se unamem defesa do fortalecimento do FCO, visando à multiplicação de sua capacidade de captar mais recursos para o progresso regional.16/07/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mauro Miranda elogia reforma do Fundo Constitucional do Centro-Oeste
Mauro Miranda destaca otimismo do empresariado do Centro-Oeste
Mauro Miranda defende criação da Agência de Desenvolvimento do Centro-Oeste
MAURO MIRANDA: CIRCUITO PECUÁRIO CENTRO-OESTE ESTÁ LIVRE DA FEBRE AFTOSA
MAURO MIRANDA: INTEGRAÇÃO TIETÊ-PARANÁ GARANTE NOVOS MERCADOS AO CENTRO-OESTE
Fundo do Centro-Oeste vai financiar produtores individuais