MAURO MIRANDA: INTEGRAÇÃO TIETÊ-PARANÁ GARANTE NOVOS MERCADOS AO CENTRO-OESTE



O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) disse hoje (dia 12) que a conclusão das obras da eclusa do Jupiá será um dos marcos mais importantes deste final de século na integração dos transportes da América Latina. Segundo ele, a obra vai permitir a integração definitiva entre os rios Tietê e Paraná, avançando ainda mais na direção dos países vizinhos do Mercosul e criando uma nova escala econômica nas exportações do Centro-Oeste.

- Como representante de Goiás, tenho todas as razões para festejar esse acontecimento. Os produtos que já vêm sendo escoados para o Brasil e o exterior, através do porto fluvial de São Simão, no rio Paranaíba, terão um raio de alcance de mais 600 quilômetros na conquista de novos mercados, com uma navegabilidade que chega a 1.700 quilômetros - observou.

De acordo com Mauro Miranda, dados divulgados pela Gazeta Mercantil na edição de hoje (dia 12) "evidenciam a importância econômica do novo perfil da hidrovia Tietê-Paraná". Conforme o senador, a área de influência direta cobre 76 milhões de hectares e 50 milhões de brasileiros, correspondendo a 70% do mercado interno. Além disso, acrescentou, as previsões de investimentos potenciais chegam a 6 bilhões de dólares nos próximos anos.

- Outras projeções indicam que a hidrovia vai transportar, dentro de 15 anos, 20 milhões de toneladas no trecho do Tietê e 35 milhões do Paraná, contra o total de 5 milhões que foram transportados em 1996 nos atuais limites de navegabilidade - informou.

Na opinião de Mauro Miranda, estimular a intermodalidade e direcionar os investimentos para esse objetivo é uma das marcas essenciais da atual política nacional de transportes. O senador citou que estudos mais recentes demonstram que ainda passam pelas rodovias cerca de 80%das cargas agrícolas brasileiras, contra 16% das ferrovias e apenas 3% das hidrovias.

- Investir em novos eixos de transporte de longa distância e modernizar os existentes, para baratear os custos e aumentar a competitividade dos produtos agrícolas exportados, é investir numa estratégia de médio e longo prazos que vai beneficiar um país onde ainda existem muitas fronteiras a conquistar, principalmente no Centro-Oeste - salientou.



12/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mauro Miranda destaca otimismo do empresariado do Centro-Oeste

Mauro Miranda elogia reforma do Fundo Constitucional do Centro-Oeste

Mauro Miranda defende criação da Agência de Desenvolvimento do Centro-Oeste

MAURO MIRANDA: CIRCUITO PECUÁRIO CENTRO-OESTE ESTÁ LIVRE DA FEBRE AFTOSA

MAURO DESTACA AVANÇO NO FUNDO DO CENTRO-OESTE

Governo federal garante R$2,3 bi para obras do Rodoanel e hidrovia Tietê-Paraná