MAURO MIRANDA CHAMA ATENÇÃO PARA DESEMPENHO NEGATIVO DA AGRICULTURA



O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) alertou para a necessidade de medidas que fortaleçam o campo, lembrando que os números revelam que a performance da agropecuária brasileira, em 1999, foi negativa, com queda do faturamento bruto em relação a 1998. Mauro Miranda frisou que a estagnação da renda rural, no ano passado e em toda a década de 90, significa o endividamento contínuo e permanente dos produtores.
- Os dados do Valor Bruto da Produção (VBP) indicam uma clara diminuição de renda no campo, justificando plenamente a incapacidade de os produtores agrícolas gerarem ganhos suficientes para responder, satisfatoriamente, ao custeio da safra e para honrar os seus compromissos do estoque da dívida - afirmou o senador.
De acordo com Mauro Miranda, esse quadro de estagnação solapa a economia e se traduz em migração e no inchamento das periferias urbanas, frustrando as esperanças de um setor agropecuário próspero, "que poderia ser a locomotiva do país".
O senador observou que o índice VPB caiu 0,7% em 1999, acrescentando que a queda seria maior não fosse o bom desempenho dos produtos da pecuária, que cresceram 7,4%. Ele esclareceu que essa é a média geral de 25 produtos, abrangendo a pecuária e a agricultura. A pecuária , disse ele, saiu-se melhor, mas a agricultura apresentou queda.
"O baque" no valor da produção agrícola resultou, essencialmente, da queda de renda dos produtores de laranja, cana-de-açúcar, café e batata inglesa, além do arroz e do trigo, segundo Mauro Miranda.

24/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mauro Miranda pede mais atenção do governo para situação dos microempresários

Mauro Miranda quer mais atenção para setor de revenda de combustíveis

MAURO MIRANDA PEDE APOIO PARA A AGRICULTURA

Mauro Miranda defende apoio à agricultura para combate à fome

Mauro Miranda reivindica mais atenção do governo ao setor agropecuário

Mauro Miranda: sem fortalecer a agricultura, Lula não combate a fome