Mauro Miranda: sem fortalecer a agricultura, Lula não combate a fome
O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) disse nesta quarta-feira (3) que um dos principais termômetros para medir o grau de confiabilidade no governo de Luiz Inácio Lula da Silva será a apresentação de diretrizes para uma eficaz política rural, conciliando a necessidade de aumentar as exportações com a demanda interna.
- Sem essa harmonia, sem fortalecer a agricultura e a pecuária, Lula não poderá materializar o singelo ideal de combate à fome. E como todos queremos varrer a fome de um país tão rico e promissor, espero que as distorções que agravam as relações entre o produtor rural e os sem-terra sejam sanadas o mais rápido possível.
Na opinião de Mauro Miranda, para que isso aconteça não há outro caminho a não ser a reforma agrária. Ele acha que, entre os muitos desafios que aguardam o presidente eleito, a reforma agrária está entre os mais polêmicos, exatamente pela necessidade de conciliar interesses antagônicos.
De acordo com o parlamentar, proprietários rurais e trabalhadores sem terra detêm um extenso currículo de conflitos, muitas vezes provocados -por latifundiários e pistoleiros armados até o pescoço contra especialistas em organizar tumultos e invasões-. Ele sugeriu que o presidente eleito escolha o que há de melhor nos quadros do PT e partidos aliados para comandar o Ministério da Reforma Agrária.
Também disse que o -futuro mandatário do país sabe que não pode errar nessa área estratégica, sob pena de ver o seu governo comprometido e manchado por meia dúzia de arruaceiros que buscam apenas os holofotes da mídia-. Na opinião de Mauro Miranda, Luiz Inácio Lula da Silva e o próximo ministro da Reforma Agrária -serão obrigados a combater com veemência certos atos que denigrem a imagem do MST-.
Ele se referiu ainda a recente ação de integrantes desse movimento contra fazendeiros da região do Médio Araguaia, em Goiás, quando foram abatidas 13 cabeças de gado. O senador viu no episódio a demonstração de como a aflição de quem precisa de terra pode ser facilmente explorada -da maneira mais vil e arcaica- por aproveitadores.
03/12/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mauro Miranda defende apoio à agricultura para combate à fome
Mauro Miranda defende adoção de medidas para fortaleçer indústria leiteira nacional
MAURO MIRANDA PEDE APOIO PARA A AGRICULTURA
Mauro Miranda elogia alternativas de combate à droga
Mauro Miranda pede assistência para combate à dengue em GO
Mauro Miranda pede prioridade do governo no combate a Aids