Mauro Miranda homenageia milhares de maçons anônimos



Ao homenagear a maçonaria brasileira pela comemoração do Dia do Maçom, o senador Mauro Miranda (PMDB-GO) lembrou nesta terça-feira (20) o papel desempenhado pela instituição em defesa das grandes causas nacionais, como a Independência, a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República. Ele destacou que a própria data de 20 de agosto - quando se comemora o Dia do Maçom - foi escolhida por marcar a reunião de 1822 na qual os maçons, em assembléia geral, votaram por unanimidade a favor da necessidade da independência do Brasil.

Mauro Miranda registrou ainda que a maçonaria sempre defendeu os princípios da liberdade, da igualdade e da fraternidade. Ele acrescentou que muitos foram os maçons que tiveram seus nomes registrados na história do Brasil, como Dom Pedro I, José Bonifácio, Barão do Rio Branco, Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto, Joaquim Nabuco e Rui Barbosa.

- Esse homens, merecidamente, devem sempre ser enaltecidos, mas, hoje, no entanto, prefiro seguir o caminho de dedicar este dia especialmente para aqueles muitos milhares de maçons espalhados pelas cidades de todo o Brasil que, desconhecidos do grande público, dedicam-se igualmente aos valores da liberdade, da fraternidade e da igualdade - afirmou Mauro Miranda.

Segundo o senador por Goiás, a missão da maçonaria é colaborar com o progresso moral, intelectual, científico e filosófico da humanidade. Ele informou que a instituição é formada por homens livres e retos que pautam seu comportamento pelos princípios da tolerância, da filantropia, da justiça e da busca da verdade.

A missão da maçonaria no Brasil, de acordo com Mauro Miranda, é importante para os habitantes de milhares de municípios. Ele explicou que muitas atividades humanitárias são realizadas diariamente, entre elas o fornecimento de abrigo para os idosos, atendimento aos doentes, auxílio para os pobres, comida para os famintos e orientação aos jovens para que eles possam ter um melhor futuro.

- No meu estado de Goiás, o Grande Oriente local atua intensamente. São 10 creches com 720 crianças, 10 escolas com 2.860 alunos, sete abrigos para idosos com 186 hóspedes, três abrigos para menores carentes com 258 internos, uma escola de corte e costura com 250 alunos, um grupo escoteiro com 196 alunos, um restaurante para carentes que oferta 50 refeições por dia e uma instituição de assistência à mendicância com 250 adultos atendidos em parceria com a Grande Loja de Goiás - enumerou o senador.



20/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mauro Miranda homenageia Bernardo Sayão

MAURO MIRANDA HOMENAGEIA OS 20 ANOS DO DIÁRIO DA MANHÃ

HELOISA HELENA HOMENAGEIA OS "ANÔNIMOS" DO PT

Pedro Ubirajara homenageia maçons

Jucá homenageia maçons e lembra importância da instituição na história do Brasil

MAURO MIRANDA APROVA AS PRIVATIZAÇÕES