MAURO MIRANDA SAÚDA APROVAÇÃO DA PEC QUE CLASSIFICA MORADIA COMO DIREITO
Para Mauro Miranda, a PEC virá sanar uma lacuna da Constituinte. "O teto é instrumento precioso de integração familiar e social, contribuindo para a redução da violência urbana, do consumo de drogas e do desemprego. Quem tem endereço, tem aquele referencial mínimo para facilitar as relações de trabalho. Por isso, a moradia deve ser consagrada como garantia básica da família, na Constituição", disse.
Ele citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimando em 5,1 milhões de moradias o déficit habitacional do Brasil. "Os dados não são mais alarmantes porque o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) reconheceu como moradias as casas de papelão, os barracos das favelas e as palafitas. Do contrário, o déficit subiria para 12 milhões de unidades".
Ao concluir seu discurso, Mauro Miranda afirmou que a solução da moradia no Brasil passa pela destinação de recursos públicos a fundo perdido para as famílias mais carentes. "Em Goiás, temos a experiência de construções de 40 metros quadrados ao custo de R$ 2.500 por unidade, no sistema de meio mutirão. Através de uma política de massificação de moradias, chegaríamos a custos finais baixos, democratizando o acesso dos futuros beneficiários".
Em aparte, o senador Maguito Vivela (PMDB-GO) cumprimentou o expositor pela oportunidade da apresentação da PEC da moradia. Também em aparte, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) manifestou sua preocupação com a inadimplência do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que se tornou uma "arapuca" para os mutuários. "Estou espantado com a insensibilidade do governo de não propor soluções viáveis e urgentes".
30/11/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
MAURO MIRANDA QUER URGÊNCIA NA APROVAÇÃO DA PEC DA MORADIA
MAURO MIRANDA COMEMORA APROVAÇÃO DE EMENDA SOBRE MORADIA
Mauro Miranda aplaude aprovação de projeto que concede moradia às mulheres de baixa renda
Mauro Miranda quer Subcomissão de Moradia e Desenvolvimento Urbano como fórum permanente
Mauro Miranda diz que próximo presidente tem que investir em moradia
Mauro Miranda defende moradia para mulheres