Casildo Maldaner quer lei para obrigar a venda de remédios veterinários genéricos



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) defende a comercialização obrigatória de remédios veterinários genéricos, seguindo a mesma determinação legal adotada pelo Ministério da Saúde na venda de medicamentos destinados aos seres humanos. Essa medida combateria, na visão do senador, os cartéis que se formaram nessa área da medicina veterinária.

- O que havia nos medicamentos destinados às pessoas também existe nos produtos veterinários. São os cartéis, inclusive em alguns itens importados que dominam o mercado - afirmou em entrevista à Rádio Senado.

Casildo Maldaner acha que uma legislação específica obrigando a venda de genéricos na área veterinária trará muitos benefícios ao país. Na opinião dele, os custos de produção da pecuária nacional cairiam, garantindo maior competitividade do Brasil nas exportações de carnes.

Além disso, ressaltou que haveria um barateamento dos preços no mercado interno. Isso facilitaria a possibilidade de consumo de proteína animal pelas camadas mais pobres da população, exatamente no momento em que o atual governo discute a implantação de um amplo programa de combate à fome.



29/01/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo defende projeto com novas normas para produtos veterinários genéricos

Maldaner quer genéricos também para uso veterinário

Maldaner quer estender medicamentos genéricos para o setor veterinário

Casildo Maldaner apresenta projeto para evitar bitributação na venda de animais vivos e de material genético

Casildo Maldaner quer medidas para evitar desindustrialização

Medicamentos genéricos veterinários terão produção e uso regulados por lei