Médicos poderão atualizar informações do cadastro nacional do Ministério da Saúde



Médicos brasileiros poderão contestar informações registradas do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), conforme decisão anunciada nessa quarta-feira (15) pelo chefe de Gabinete do Ministério da Saúde, Mozart Sales, por representantes de entidades médicas de Pernambuco e pela a diretoria da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) . A pauta do encontro foi a portaria 134 que, entre outras definições, regulamenta o registro de profissionais no cadastro nacional.

O CNES é o sistema que registra as informações dos estabelecimentos de saúde públicos e privados e dados dos profissionais de saúde. O cadastro é utilizado pelo Ministério da Saúde para a implementação e implantação de políticas públicas e também para o controle e repasse de recursos da saúde.

“A partir dessa decisão, o profissional médico poderá fazer um requerimento de ajuste de informações. Isso evita que informações incorretas, como vínculo de emprego onde não trabalha mais, permaneçam no sistema”, afirmou Sales. Segundo ele, a ferramenta estará disponível ainda neste mês. A contestação do médico irá gerar um chamado automático para que o gestor local corrija os dados.

Desde abril, a nova portaria reforçou a responsabilidade do gestor local (estadual, municipal e do Distrito Federal) e dos gerentes dos estabelecimentos de saúde em inserir e manter atualizado os dados cadastrais dos profissionais de saúde em exercício nos respectivos serviços públicos e privados. 


Fonte:
Ministério da Saúde



16/06/2011 20:00


Artigos Relacionados


Ministério do Trabalho notifica entidades sindicais para atualizar cadastro

Adultos devem atualizar caderneta de vacinação, diz Ministério da Saúde

Mais Médicos terá Cadastro Nacional de Supervisores

Ministério cria cadastro nacional de entidades de assistência social

Madeireiras devem atualizar Cadastro Técnico Federal até o dia 30

Médicos poderão ser proibidos de receber benefícios da indústria da saúde