MENOR QUE ASSASSINAR PODE SER JULGADO AO COMPLETAR 18 ANOS



Os menores que cometerem crimes contra a vida poderão ser julgados ao completar 18 anos. Isso acontecerá se o Congresso Nacional aprovar proposta de emenda constitucional de autoria do senador Artur da Távola (sem partido-RJ).
O objetivo do projeto é garantir que menores de idade não fiquem impunes pelos crimes cometidos. A idéia, explica o senador no projeto, é que o ministério público denuncie o menor no momento em que este completar a maioridade, indicando seu julgamento pelo tribunal do júri.
Caso o infrator tenha bom comportamento e dê indícios de recuperação até que atinja a maioridade, não haverá mais penas. Mas se o menor continuar cometendo infrações será julgado pelo assassinato. A pena que o infrator tiver cumprido antes dos 18 anos, determinada de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, será considerada posteriormente e diminuída da penalidade determinada pelo juiz.
A PEC será examinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde aguarda indicação de relator. Távola está reapresentando o projeto, que não foi examinado na última legislatura.

14/02/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aposentado pode ter isenção de imposto de renda ao completar 70 anos

Idoso carente que completar cem anos pode passar a receber benefício de dois salários mínimos

Menor de 14 anos não pode trabalhar no Brasil

Jogador menor de 18 anos pode ter restrição em transferência ao exterior

SUPLICY ACHA QUE COLLOR PODE SER JULGADO NOVAMENTE

Perto de completar 110 anos, IPT moderniza instalações