Mercadante afirma que governo cumpriu todos os compromissos assumidos no Congresso



O líder do governo no Senado, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), embora elogiando o discurso do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), observou que não compartilhava da idéia de que compromissos previamente firmados pelo atual governo não tivessem sido cumpridos.

O senador afirmou que todos os compromissos firmados pelo governo com a oposição foram cumpridos, destacando, entre eles, o acordo em relação à divida dos pequenos agricultores e a votação da chamada PEC Paralela da reforma da Previdência que, afirmou, "está avançando na Câmara".

Mercadante citou ainda a reforma tributária, ressaltando seu acolhimento pela sociedade brasileira como uma grande inovação e acrescentando que ainda não foi concluída porque parte da legislação infraconstitucional, que decorre da emenda constitucional, depende da aprovação da Câmara.

O líder do governo saudou o reconhecimento de Jereissati à estabilidade econômica, lembrando que o atual governo encontrou o país em situação difícil, com fragilidade cambial, dívida pública acelerando-se e inflação de 29%, o que, afirmou, comprometia "os instrumentos de governabilidade da política econômica".

- Demos um choque de confiança e o resultado é fantástico - disse o senador.

Mercadante lembrou a queda do risco país de 2.400 para 500 pontos, a recuperação do crédito, a menor taxa de juros dos último oito anos, a safra agrícola recorde, o maior volume de exportações e o maior saldo comercial da história, entre outros pontos positivos. O senador citou ainda a aprovação do marco regulatório do setor elétrico, que classificou como inovador, e a liberação de novos investimentos - de R$ 2,5 milhões para estradas que "há décadas" esperam pela conclusão.

O senador frisou que a oposição, com seu legítimo direito de fiscalização, não pode abdicar de uma genda positiva e da solução dos problemas estruturais que precisam ser atacados, como a reforma do Judiciário e a redefinição do papel das Forças Armadas, matérias votadas hoje nas comissões do Senado.



17/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias critica o governo por desrespeitar compromissos assumidos

Paim elogia Dilma por cumprir compromissos assumidos com trabalhadores

Governo tem expectativa de inflação menor, afirma Mercadante

Governo aceita negociar reforma no Senado, afirma Mercadante

CRE cumpriu toda a sua pauta, afirma Collor

Lobão: Congresso cumpriu seu papel