Partidos brigam por aliados no TRE









Partidos brigam por aliados no TRE
PSB e PSD disputam apoio de nanicos na última hora para a inscrição das candidaturas

Nos instantes finais para registro de candidaturas, duas coligações ainda disputavam no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Recife, a aliança com partidos nanicos na tentativa de fortalecer suas chapas. A Coligação Frente das Oposições, liderada pelo PSB do ex-governador Miguel Arraes, e a Coligação Democracia Verde, do vereador Silvio Costa, incluíram o PRP e o PTdoB no registro de suas candidaturas. O impasse só será resolvido por um juiz relator do TRE. Ele terá a missão de analisar o caso e definir quem terá o direito de contabilizar os votos dos dois partidos em suas coligações.

O secretário geral do PSB, Adilson Gomes, alegou que seu partido teria direito a se coligar com o PRP e o PTdoB porque fez primeiro a inscrição junto ao TRE. O vereador Sílvio Costa rebateu na hora o argumento do socialista, alegando que "uma coisa não tem nada a ver com outra".

O prazo final para registros de candidaturas foi encerrado às 19h, sem que o TRE registrasse maiores incidentes. Seguindo a tradição de que "brasileiro deixa tudo para última hora", os partidos políticos e suas coligações não fugiram à regra. Todos deixaram para se inscrever somente ontem entre a tarde e o início da noite, prazo limite para quem deseja participar das eleições como candidato. O Tribunal promete divulgar até a próxima segunda-feira todos os partidos e coligações que vão disputar o pleito em outubro.

Amanhã termina o prazo para os candidatos que não tiveram seu pedido de candidatura registrado pelo partido no TRE. O Tribunal estará funcionando durante todo o final de semana para também atender esses casos. O candidato poderá se registrar individualmente. Já para quem deseja impugnar a candidatura do adversário terá o prazo de cinco dias após o registro das candidaturas que foram encerradas ontem.

As coligações União Por Pernambuco (PMDB/PFL/PSDB/PPB) do governador Jarbas Vasconcelos; a Frente de Esquerda (PT/PCdoB/PL/PCB/PST/ PMN) do vereador Humberto Costa; a Frente das Oposições (PSB/PRTB/ PTdoB/PRP) do ex-prefeito de Jaboatão, Humberto Barradas; e a Frente Trabalhista (PDT/PTB/PSL) do secretário geral do PDT, Ilo Jorge, registraram suas chapas ontem no TRE. O primeiro partido a se inscrever ontem à tarde foi Partido Nacional dos Aposentados. O PAN, como é conhecido lançou chapa completa. Além dos candidatos ao Governo do Estado, Rui Alcântara e ao Senado, Ana Luiza Arcoverde, a legenda lançou 11 candidatos a deputados federais e 67 estaduais.

A novidade do registro das candidaturas ficou por conta do Partido da Causa Operária (PCO). A pequena legenda decidiu lançar candidato a presidente da República, o jornalista Rui Costa Pimenta e seu vice, Pedro Paulo. O candidato a governador, Maurílio Silva, promete fazer duras críticas ao Governo João Paulo. "O que é que ele tem feito pelo trabalhador? Nada", disse.


Liberados, candidatos começam campanha de rua
A propaganda eleitoral está liberada a partir de hoje pela Justiça. O candidato do PT ao Governo do Estado, Humberto Costa, não perdeu tempo e dá a largada da mobilização da sua militância com uma caminhada pelo Centro do Recife. A concentração acontece na pracinha do Diário às 9h - mas sem carro de som, uma vez que isso só será permitido a partir das 14h deste sábado. À noite, a partir das 18h, Humberto Costa inaugura seu comitê na rua Visconde de Albuquerque, nº 297. O quartel-general instalado no bairro da Madalena também servirá de ponto de apoio para a campanha de Dilson Peixoto, candidato petista ao Senado. Em todo o Brasil, o PT programou comícios e caminhadas para marcar o início das campanhas estaduais e nacional, de Luiz Inácio Lula da Silva.

Já o PSB, trará o presidenciável Anthony Garotinho, também à noite, para participar do primeiro ato oficial da campanha do candidato ao Governo pelo PSB, Humberto Barradas. Será um showmício com a participação de bandas evangélicas. O governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) não tem eventos para hoje. O PT promete levar centenas de pessoas para as ruas no horário de maior movimento do centro comercial. Os candidatos a deputados foram convocados a arregimentar militantes. Somente o vereador do Recife Isaltino Nascimento, candidato a deputado estadual, promete conduzir cerca de 300 pessoas. Já Ana Paula Pontes, candidata a federal, preparou panfletos e adesivos para distribuir durante o trajeto.

De acordo com a Justiça Eleitoral, a propaganda poderá ser feita através da fixação de placas, estandartes, faixas bonecos ou cartazes em viadutos, passarelas, pontes, postes públicos, vias públicas e propriedades particulares, desde que o proprietário autorize. A propaganda não será permitida em sinais de tráfego e em locais que prejudiquem o andamento do tráfego. Também estão vedadas as pichações, as inscrições a tinta e a colagem de cartazes em bens públicos.

Ficam autorizados os comícios, no horário das 8 horas à meia-noite e o uso de auto-falantes, que deve se restringir ao horário das 8 às 22 horas e manter distância de, pelo menos, 200 metros de hospitais, casas de saúde, escolas, bibliotecas, igrejas e teatros. O horário eleitoral gratuito no rádio e televisão terá início a partir do dia 20 de agosto. A propaganda em outdoor só poderá ser realizada após sorteio entre os partidos e coligações que disputam as eleições. Qualquer pessoa poderá denunciar irregularidades na propaganda eleitoral através do telefone do Tribunal Regional Eleitoral número 3423-3377.


Candidatura de um anão movimenta o Tribunal
No último dia de registro dos candidatos que irão disputar as eleições de outubro um fato inusitado roubou a cena ontem no Tribunal Regional Eleitoral: a inscrição do candidato ao Senado pelo PSDC. Segundo o presidente do partido, Luiz Vidal, a vaga seria disputada por um anão, identificado apenas por Elias. A chegada do suposto candidato movimentou o TRE. O personagem superou, inclusive, a ansiedade de políticos quanto à confirmação ou não da candidatura do deputado federal Inocêncio Oliveira (PFL), que ameaça deixar a vida pública.

A notícia de que o PSDC iria disputar o Senado com um candidato anão começou a circular na última quinta-feira. À noite o provável candidato chegou no Spettus, acompanhado do vereador Luiz Vidal. Ele não chegou a entrar no restaurante. No estacionamento, Elias foi apresentado a algumas pessoas pelo próprio Vidal. "É o nosso senador", afirmou ele.

Segundo ele, o "senador" passou o dia em um shopping center da cidade comprando roupas para o lançamento da sua candidatura. "Compramos paletó, camisa e gravata.

Falta apenas o sapato. Durante as compras ele tomou sorvete e gostou muito do passeio", brincou.

Nos bastidores, a versão é de que Luiz Vidal teria "inventado" a candidatura para atingir o deputado Sérgio Guerra (PSDB) - que foi acusado, e depois inocentado, de participar do escândalo dos Anões do Orçamento. No final da tarde, o vereador anunciou que não iria registar o nome de Elias e que apoiaria Sérgio Guerra e Marco Maciel, da chapa governista.


PFL quer deixar João Paulo inelegível
Prefeito é processado sob acusação de usar máquina pública em favor de Humberto Costa

O diretório municipal do PFL requereu ontem ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que declare, por três anos, a inelegibilidade do prefeito do Recife, João Paulo (PT), do presidente da Emlurb, Francisco Lyra, e do presidente do PT, Paulo Santana. No documento, o PFL também solicitou a cassação do registro do candidato do PT ao Governo do Estado, Humberto Costa. O pedido foi feito através de uma representação, encaminhada à Procuradoria Eleitoral do TRE, na qu al o partido requer a abertura de investigação judicial para apurar o uso indevido, desvio e abuso do poder político e econômico praticados, direta e indiretamente, em benefício do candidato petista.

O documento foi entregue ao TRE pelo presidente municipal do PFL, Roberto Andrade, e o advogado do partido, Marcos Cabral. Os pefelistas fundamentaram a ação com informações divulgadas pela Folha de Pernambuco, na última terça-feira. Segundo a reportagem, prestadores de serviço da PCR estariam trabalhando na reforma do prédio onde irá funcionar o comitê deHumberto Costa. Também foram anexadas as fotos publicadas pelo jornal.

dúvidas - De acordo com a representação, "as reportagens editadas não deixam margem de dúvidas quanto a veracidade e a caracterização da prática de atos reveladores do uso indevido da administração municipal, do abuso do poder econômico e do poder de autoridade", diz o documento. Além da notificação do prefeito João Paulo, de Francisco Lyra e Paulo Santana, o PFL pede, ainda, que Humberto Costa seja notificado como beneficiário direto pelos irregularidades apontadas pela reportagem.

Humberto Costa afirmou que o PT já deu todas as explicações necessárias sobre o caso.

"Não cometemos nenhuma irregularidade e estou tranqüilo quanto a isso. O PFL está a serviço de Jarbas (o governador Jarbas Vasconcelos). Ele acha que não tem adversários e quer ganhar a eleição por WO. Mas para ganhar ele terá que derrotar a oposição política e eleitoralmente", disse o petista, acrescentando que irá aguardar a convocação da Justiça Eleitoral.


PT solicitou à PF escuta telefônica
Lula e Dirceu pediram a FHC, por ofício, grampo em telefones para apurar morte de Celso Daniel

SANTO ANDRÉ - Um pedido de uso de escuta telefônica para investigar o assassinato dos prefeitos de Santo André, no Grande ABC (SP), Celso Daniel e de Campinas, no interior do Estado, Antônio da Costa Santos, o Toninho do PT, foi feito pelo candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-PL-PCdoB-PCB-PMN) e pelo presidente nacional do PT, deputado José Dirceu (SP), em 22 de janeiro, num ofício enviado ao presidente Fernando Henrique Cardoso.

A comunicação escrita do partido foi divulgada ontem, na capital paulista, pela Polícia Federal (PF). No documento, a legenda pede "especial atenção" ao caso da morte de Daniel e cobra o "alargamento das hipóteses em que caberia escuta telefônica e busca e apreensão".

A divulgação do pedido foi uma resposta às críticas da sigla às gravações feitas pela corporação em telefones petistas. Segundo o delegado da PF Gilberto Tadeu, o "PT, em nenhum momento, foi alvo de investigação". "Foram investigadas pessoas ligadas ao prefeito Celso Daniel", disse.

Na mensagem, opartido pede ainda a "convocação de agentes federais da Polícia Federal de São Paulo" e "a publicação, pelo Ministério da Justiça, de portaria conferindo plenos poderes e meios de trabalho à PF para as investigações, instalação de uma base de operações, policiais operando nas ruas e exames imediatos de balística".

PT solicita também que providências sejam tomadas no caso do assassinato de Toninho do PT, morto a tiros em 10 de setembro. Segundo Tadeu, a divulgação da comunicação oficial foi feita para mostrar que a polícia está isenta. "Não entramos de graça nisso", disse. "A PF não queria bisbilhotar o PT, mas sim descobrir o seqüestro e o assassinato", completou.

Ele rechaçou qualquer possibilidade de excesso da PF no caso. "Tanto que nenhuma dessas 42 fitas teve o seu teor divulgado", afirmou. Nos registros gravados a partir do cruzamento de números telefônicos suspeitos, surgem pelo menos três pessoas ligadas ao partido: o vereador Klinger Luiz de Oliveira Sousa, de Santo André; o empresário Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, amigo do ex-prefeito da cidade, e o prefeito João Avamileno.

Fernando Henrique escreveu à mão, no mesmo dia em que recebeu o comunicado, no canto direito superior do papel: "Ao ministro Aloysio Nunes Ferreira (então ministro da Justiça), para as providências cabíveis. Fernando.


Ciro aceita negociação com o FMI
SOBRAL - O candidato da Frente Trabalhista a presidente, Ciro Gomes, disse ontem, em Sobral (CE), que aceita discutir a idéia de um possível acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) porque a "extraordinária fragilidade das finanças brasileiras" impõe, desde já, essa responsabilidade aos candidatos que disputam a sucessão do presidente Fernando Henrique.

Ciro Gomes condicionou, entretanto, a participação no debate ao fim da dolarização da dívida interna do País. "Sou contra a inflação, sou pela estabilidade", defendeu. "Mas não aceitaria participar de um entendimento dessa natureza, se continuar a dolarização da dívida interna". Ele fez as declarações antes de FHC ter negado, ontem, que o Governo sondou o FMI sobre um pacto de transição com os quatro principais candidatos a presidente - Ciro Gomes, Luiz Inácio Lula da Silva, José Serra e Anthony Garotinho.

Ciro disse que teve uma informação semelhante dada pelo presidente do México, Vicente Fox, com quem esteve na quarta-feira. "FHC disse ao Foxque só se os quatro candidatos estivessem de acordo é que ele iria renovar os contratos com o FMI que vencem em setembro", lembrou.


Artigos

Cirurgia plástica: arte carnal
Moisés Wolfenson

A evolução plástica se comparada à arte na acepção da palavra, pode serassociada à magia do sonho, tal como Michelangelo que esculpiu no mármore a figura de Mooisés e ao concluir a Pietá proclamou: "Parla!"

Mas precisamos falar sobre Orlan, professora da Escola de Belas Artes na França, inventora do CarnalArtA - obra-mestra absoluta - A Reencarnação de Santa Orlan. No computador, ela remodela a imagem do próprio rosto para encontrar a beleza renascentista perfeita. A artista então realiza sete operações plásticas, convoca cirurgiões que buscam formas ideais resultantes dessas experiências: "A testa da Mona Lisa, de Da Vinci, olhos de Psiqué, de Gerone, o nariz de Diana, boca de Bo Chere e o mento, queixo da Vênus de Boticelli.

Nada sabemos sobre o resultado harmônico, pois não foi possível encontrarmos uma fotografia deste trabalho, bem como da própria pesquisadora - que assina seus artigos sob o pseudônimo de Orlan, para uma avaliação mais especializada. Ésabido que, embora a simetria seja um pré-requisito para a concepção de um bom resultado operatório, em se falando de cirurgia plástica cabe ao talento criador acreditar e definir por quebrar esta simetria mesmo que levemente de modo a possibilitar a transformação do belo em algo ainda mais sublime.

Para melhor clareza do que estamos falando, vamos agora exemplificar com dois casos de pequenas assimetrias. Primeiro, vejamos a atriz Júlia Toberts, atualmente uma das melhores e bem pagas estrelas de Hollywood. Inegavelmente belíssima, mesmo com uma boca muito grande para os padrões de beleza ocidental acadêmica. Mas é justamente essa distorção em relação aos outros elementos da face, que produz o diferencial estético positivo. O segundo exemplo, para um melhor en tendimento da harmonia do conjunto são os olhos de outra famos atriz americana. Os enormes olhos de Michelle Pfeifer, que também fogem aos cânones matemáticos de beleza, deixam-na divina.

Assim, trabalhando a desarmonia, o talento criador do artista pode ser satisfatório. É como o caso de Orlan que enquan to paciente realizou sete cirurgias estéticas na face, registrando no seu próprio corpo o estilo artístico que denominou Carnal-art,divulgada por ela própria em todo o Mundo em palestras e conferências, filmes etc.

Ela coloca a cirurgia e as Artes Plásticas num mesmo patamar. A tecnologia promove, nos dias atuais,um cirurgião artista-plá stico. Para Orlan, o corpo é uma realidade a ser modificada. O rosto de Orlan passa a ser uma síntese de história da pintura.

A síntese é uma característica de toda obra de arte. A cirrurgia plástica é uma arte e partindo dessa premissa não poderia ser vista de outra maneira. O corpo, ao sem modelado, capta o essencial de sua criação artística.

Considerado Arte, possui conteúdo significativo no aspecto psicológico, filosófico e social. Nunca é demais citar o excepcional pintor irlandês Francis Baccon (1901-1992): "Não há beleza excepcional sem alguma estranheza nas proporções", quem sabe antevendo a arte carnal.

Em breve haverá homens e mulheres com seus órgãos substituídos por peças, ou seja, matéria inorgánica. E esta matéria, ao ser trabalhada em algum aspecto será análoga à do artista plástico. Pois já haverá uma mixagem no corpo humano. Em contrapartida, cabe reafirmar as características essenciais da matéria-prima a ser cultuada, jamais perderão sua essência. Outrossim, o mar sera sempre composto por água; montanha por pedras e areia e o homem, mesmo carregando suas possíveis máquinas em substituição às originais será sempre um ser animado com inteligência e livre arbítrio. Sobreviverá ao mistério do Bem Supremo. A arte de viver e sonhar!


Colunistas

DIARIO POLÍTICO - Vandeck Santiago

O anti-Jarbas
A candidatura do PSB ao Governo do Estado pode ter, em relação à administração Jarbas Vasconcelos, um caráter mais questionador do que a do próprio PT. Isso porque deve reverberar as críticas que contra ele são feitas pelo ex-governador Miguel Arraes - tarefa facilitada pelo fato de que a equipe que trabalhou naquela gestão está cheia de números para fazer a comparação dos dois mandatos. Além disso porque, do ponto de vista da estratégia eleitoral, é uma tentativa de polarização com Jarbas, o que se acontecer fortalecerá o palanque de Barradas. É pouco provável que, sem uma mudança no quadro atual, Jarbas morda essa isca - mas nem por isso seus adversários devem deixar de insistir na tentativa. De qualquer forma, ainda que sem mencionar o nome Arraes, a administração dele tem sido um dos pontos de partida do discurso governista.

Foi assim, por exemplo, na convenção dos partidos da base aliada, semana passada, quando os candidatos majoritários fizeram questão de ressaltar que "em 1998 (ou seja, quando Arraesera governador) Pernambuco estava falido". Existe ainda outro componente - dissimulado, mas real - nesse jogo sucessório. Ao mesmo tempo em que ambos têm em Jarbas o adversário a ser batido, PSB e PT disputam também a hegemonia do campo oposicionista. Para credenciar-se como tal, porém, não será suficiente apenas fazer as críticas mais contundentes ao governador, e sim obter a votação mais elevada.

Como sempre acontece nessas épocas, tem muito candidato a deputado estadual que está na disputa só para "esquentar o nome" e chegar mais forte às eleições para vereador, em 2004.

Homenagem vermelha
O governador Jarbas Vasconcelos portava ontem uma vistosa gravata vermelha, durante o ato de inauguração da Agência do Trabalho, no Cabo. Os repórteres perguntaram se tinha alguma coisa a ver com o PT. Jarbas respondeu sorrindo: "Eu estou sempre rendendo homenagem ao PT".

Fungado
Podem anotar: nas pesquisas que vão estar sendo divulgadas logo mais, Ciro Gomes (PPS) dá uma subida nos índices e já aparece mordendo o cangote de José Serra (PSDB). Caso isso se confirme, os governistas em Pernambuco vão afundar ainda mais suas barbas no molho.

Violência
A Segurança Pública em Pernambuco vai ser tema de debate na próxima quinta-feira, às 9h, no Condepe. O evento faz parte do Fórum Pernambuco XXI. Participam, entre outros, o secretário da Segurança, Gustavo Lima; a diretora da Polícia Civil, Olga Câmara; o comandante da PM, Iran Pereira, e o representante do Ministério Público, Manoel Cavalcanti.

Novidade
A Prefeitura de Olinda lançou ontem três cartilhas sobre aquele que é o tema preferido da esquerda no poder: o orçamento participativo. Em linguagem bem clara, e de forma didática, as cartilhas mostram o que ele significa e como funciona. De quebra, apresentam um roteiro para entender as finanças do município.

Mostra aí
Nas próximas eleições o TSE vai testar em todo o País urnas eletrônicas com módulo de impressão. O eleitor vota e o voto é impresso. Quem defende este sistema o vê como uma segurança a mais para evitar eventuais distorções na contagem eleitoral. Em Pernambuco estas urnas serão testadas em apenas três municípios: Paulista, Araçoiaba e Igarassu.

Data vênia
Servidores do Poder Judiciário, em greve desde o mês passado, fazem manifestação nesta segunda-feira, à tarde, em frente ao Tribunal de Justiça. É só coincidência, claro, mas o ato vai acontecer no mesmo horário em que os desembargadores estarão tratando do orçamento do Tribunal para 2003.

Voto de opinião
Em tempos de crise e poucos recursos para a campanha, o deputado federal Eduardo Campos (PSB) está correndo atrás do chamado "eleitor qualificado" - aquele que não pede dinheiro ao candidato e às vezes até contribui com algum. Na próxima quinta-feira Campos faz reunião com 250 "pessoas de referência da classe média" que podem vir a engajar-se em sua campanha.

Quinta-coluna
Deve ser paranóia dessa coluna, mas até parece que dentro do próprio PT tem gente interessada em que a campanha de Humberto Costa não dê certo.


Editorial

AIDS, PROBLEMA DE TODOS

Começa amanhã a 14ª Conferência Mundial sobre Aids, em Barcelona, na Espanha. Passados vinte anos da divulgação dos primeiros casos da doença, não há motivo a comemorar por parte de qualquer nação. Em alguns países, a epidemia está controlada e as estratégias de contenção do HIV resultaram positivas. Nesse seleto time, podem ser incluídos os países do Primeiro Mundo e o Brasil, que reduziram os índices de contaminação nos últimos anos.

Parte do Terceiro Mundo corre sérios riscos de ter populações inteiras dizimadas pela chaga. A epidemia que acomete a África subsaariana (Botsuana, Zimbábue, Quênia, África do Sul) é suficientemente grave para invadir, em não muito tempo, as barreiras erguidas contra a doença nos países que tomaram providências no combate ao vírus. Ali estão concentrados 28,5 milhões dos 40 milhões de casos no Mundo.

Em Botsuana, país que agoniza esquecido, 39% da população adulta está infectada. A Organização das Nações Unidas (ONU) alerta que, nos próximos oito anos, 45 milhões de pessoasserão infectadas pelo HIV no Mundo. Mais: até 2020, o planeta perderá 68 milhões de seus habitantes vítimas da doença. Atualmente 4 milhões de pessoas são infectadas todos os anos. Nos países em desenvolvimento, apenas 4,4% dos habitantes recebem o tratamento com os coquetéis.

A solução, segundo a ONU, é que as nações ricas, hoje indiferentes por causa dos índices estáveis em seus territórios, despertem para o problema antes que a tragédia escape do controle. Minimizar a catástrofe exige investimentos de bilhões de dólares. Conter a epidemia mundial passa necessariamente por campanhas de divulgação. No Brasil, caíram os índices de contaminação anuais de 20 mil novos casos - no início da década de 90 - para 15 mil devido à propaganda maciça para uso de preservativos e seringas descartáveis entre viciados. Em países africanos, 20% dos jovens não fazem idéia de como a transmissão ocorre.

Outras nações gravemente ameaçadas são a China, o Vietnã, as repúblicas da ex-União Soviética, além de boa parte da América Latina. Nesses lugares, há pouca disposição dos governos de discutir o tema. E, o mais incrível, falar de Aids - que está relacionada ao sexo - ainda é tabu entre muitas populações. Quem deve tomar a frente para reverter esse quadro funesto são as nações desenvolvidas. Se não o fizerem por questão humanitária, terão de fazê-lo por motivos pragmáticos. Suas portas, hoje trancadas, correm risco de ser escancaradas pela desgraça.


Topo da página



07/06/2002


Artigos Relacionados


Partidos brigam no TSE por direito de resposta nos guias

Futuro ministro da Justiça diz que entendimento com partidos aliados “vai muito bem”

Mercadante credita a Lula "vitória expressiva" dos partidos aliados nas eleições municipais

Arthur Virgílio protesta contra suposta oferta de Lula aos partidos aliados

Emissoras brigam no Senado

Vices também brigam por espaço político