Valadares destaca visita do presidente da China ao Brasil
Segundo o parlamentar, a estratégia para reduzir obstáculos às exportações brasileiras nos mercados europeu e norte-americano é prejudicada, de certa forma, pela concorrência de outros produtores mundiais, como a própria China. Assim, ele sugeriu que os protocolos de intenção e acordos internacionais a serem firmados entre Brasil e China possam inserir estudos para impedir a concorrência desleal às exportações desses países.
- Estaríamos evitando, quem sabe num futuro, pendências na Organização Mundial do Comércio (OMC) com um parceiro importante como a China - argumentou. Citando trechos de artigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, publicado após viagem do então presidente do Partido dos Trabalhadores à China, em maio de 2001, Valadares comentou que a China, assim como o Brasil, é um país com dimensões continentais, concentra mais de 20% da população mundial e apresenta uma taxa de crescimento da renda per capita de 6% ao ano.
As perspectivas de ampliação do comércio bilateral entre China e Brasil, de acordo com Valadares, devem ser impulsionadas com a diversificação industrial e a agregação de valor aos produtos. "E a oportunidade está sendo, agora, ofertada pelo governo federal, que está abrindo as portas para o empresariado brasileiro", assinalou.
11/11/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sibá destaca visita de presidente dos EUA ao Brasil
Mercadante destaca visita do presidente da Argentina ao Brasil
Em visita a Sarney, presidente do BID destaca momento econômico do Brasil
Fátima Cleide destaca importância de visita à China
Presidente da Assembléia Popular Nacional da China visita o Congresso este mês
Visita de Dilma Rousseff à China fortalecerá aliança com o Brasil, diz embaixador chinês