Sibá destaca visita de presidente dos EUA ao Brasil



O senador Sibá Machado (PT-AC) destacou a importância da visita do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ao Brasil, evento diplomático que, na sua opinião, "não pode passar em brancas nuvens". Sibá avalia a vinda do presidente norte-americano ao país como uma oportunidade de se avançar nas negociações da Alca (Área de Livre Comércio das Américas) - com garantia de desenvolvimento para todos, frisou - e, de quebra, fortalecer o Mercosul.

A pauta do encontro entre o presidente Bush e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pode prescindir, sugeriu em seguida, da discussão sobre a inserção do Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), a criação do Fundo Mundial de Combate à Fome e à Sede e o fim da guerra do Iraque. Sibá defendeu ainda como pontos fundamentais a integração das populações das Américas - "não podemos ter a Alca com um muro separando os Estados Unidos do México" - e uma maior abertura comercial entre os países.

O parlamentar aplaudiu também a viabilização de uma parceria entre os Estados Unidos e o Brasil no processamento de etanol, o que levaria as duas nações a liderar a produção mundial. Segundo explicou, o Brasil entraria na empreitada com capacidade tecnológica e os Estados Unidos, financeira. Ainda nesse mesma linha, Sibá defendeu a verticalização da produção de cana-de-açúcar, lembrando que 79 novas usinas foram abertas no país a um investimento de US$ 12,2 bilhões, com ampliação da área plantada em mais de dois milhões de hectares.



26/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares destaca visita do presidente da China ao Brasil

Mercadante destaca visita do presidente da Argentina ao Brasil

Em visita a Sarney, presidente do BID destaca momento econômico do Brasil

LÚDIO COELHO DESTACA VISITA DO PRESIDENTE DA BOLÍVIA AO SENADO

LÚCIO ALCÂNTARA DESTACA VISITA DO PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA DE PORTUGAL

Sarney receberá presidente da Colômbia em sua primeira visita ao Brasil