Mercadante negocia reunião de lideranças para garantir "emenda paralela"



O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), está negociando uma reunião, a ser feita na próxima semana, entre os presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, João Paulo Cunha, e as lideranças do governo da Câmara e do Senado para garantir que a chamada -emenda paralela- da Previdência será votada com rapidez. Mercadante já conversou nesta sexta (28) com o presidente da Câmara e com o vice-líder do governo na Câmara, Professor Luizinho.

O PMDB, partido aliado do governo, quer garantia de que a -paralela- não ficará parada na Câmara e o seu líder, senador Renan Calheiros (AL), defende que o Senado vote a emenda ainda neste ano. Ele chegou a sugerir uma convocação do Congresso, no recesso de janeiro, para que a Câmara fizesse a votação. Alguns deputados, no entanto, têm ponderado que o prazo do recesso não seria suficiente e, por isso, seria melhor tratar do assunto no período legislativo normal, no próximo ano.

Nesta segunda-feira (1º), os líderes partidários do Senado devem se reunir com o líder do governo, Aloizio Mercadante, para discutir o texto sobre subtetos salariais nos estados que deverá ser incorporado à emenda paralela. A reforma da Previdência prevê que o subteto dos funcionários do Executivo estadual será o salário do governador, mas o PMDB quer dar um prazo para que sejam propostos às assembléias projetos de reajuste dos vencimentos do governador, nos estados onde o valor é baixo.

O PFL, por sua vez, defende subteto único nos estados, no valor do salário dos desembargadores - este é fixado na reforma em 90,25% do vencimento de ministro do Supremo Tribunal Federal. O governo não concorda com o subteto único, o que levaria uma indexação geral aos salários aos vencimentos de ministros do Supremo.



28/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Planalto negocia CLT para garantir CPMF

Jucá negocia para Congresso votar LDO e garantir orçamento ainda neste ano

ACM CONVOCA REUNIÃO DE LIDERANÇAS PARA ESCOLHA DO RELATOR DO PPA

ACM CONVOCA REUNIÃO DE LIDERANÇAS PARA ESCOLHA DO RELATOR DO PPA

Para Arthur Virgílio, emenda paralela da Previdência ameniza algumas injustiças

Previdência: emenda paralela prevê alíquotas menores do INSS para excluídos