Mercadante: reformas vão ajudar no combate à criminalidade



O senador Aloizio Mercadante (PT-SP), líder do governo no Senado, afirmou durante os debates com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que as reformas constitucionais pretendidas pelo governo, especialmente a da Previdência Social, vão contribuir para redução da criminalidade. Com as mudanças, a União poderá destinar mais recursos a programas sociais e ao aumento do salário mínimo, -este de grande importância para reduzir as desigualdades no país-.

- O atual governo recebeu uma herança de extrema violência, com avanço do narcotráfico e do crime organizado. A Polícia Federal foi deixada com um número muito pequeno de agentes e o presidente Lula já determinou o aumento do seu contingente. Estamos acelerando a construção de presídios de segurança máxima, mas são problemas criados nos últimos 30 anos, os quais não podem ser resolvidos da noite para o dia - afirmou o líder governista.

Mercadante defendeu a votação, pelo Congresso, de uma reforma do Judiciário -em capítulos-, desde que -tenham consistência, que agilizem o processo judiciário-. Ele não acredita que o Congresso possa votar uma única lei de reforma do Judiciário, por que o assunto é extremamente complexo e há muita divergência em torno das mudanças propostas.

O senador disse ainda que o ministro Márcio Thomaz Bastos tem dado -credibilidade, consistência e segurança- nas medidas do governo na área de segurança pública.



24/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Motta, reforma tributária pode ajudar no combate à criminalidade

Mercadante defende reformas sistêmicas

Mercadante: mercado tenta ajudar Serra

Mercadante anuncia calendário de votações das reformas

Mercadante pede ações para ajudar deficientes

Mercadante anuncia medidas para acelerar reformas