Mercadante pede ações para ajudar deficientes



O senador Aloizio Mercadante (PT-SP), líder do governo no Senado, condenou o tratamento desigual dado às pessoas com deficiência no Brasil e pediu que sejam desenvolvidas ações para esclarecer aos brasileiros quais as políticas públicas existentes e que precisam ser colocadas em prática para atender as necessidades dos portadores de deficiência, permitindo-lhes o pleno exercício da cidadania.

Mercadante pediu que fossem transcritos para os Anais do Senado documentos, incluindo uma cartilha, sobre os direitos dos deficientes e a necessidade de inserção dessas pessoas na sociedade, para que possam desenvolver suas habilidades e talentos, oferecendo suas contribuições ao país.

A introdução à cartilha informa que a iniciativa foi inspirada em publicação do Jornal do Senado de outubro de 2003, intitulada "Igualdade e cidadania aos portadores de deficiência". A cartilha é dividida em capítulos, apontando a legislação e as políticas públicas existentes em diversas áreas como serviços de saúde, direito à educação, acesso à cultura e ao esporte, assim como inserção no mercado de trabalho, habilitação para isenções fiscais, assistência e integração social.

São ainda definidos os crimes contra os direitos de pessoas com deficiência, como impedir matrícula de alunos especiais, negar trabalho ou recusar internação. As medidas, segundo o texto, são importantes para evitar a discriminação dos deficientes. Para isso, a cartilha estimula ainda que sejam feitas denúncias em caso de violação de direitos de pessoas portadoras de deficiência.

Entre os documentos transcritos a pedido de Mercadante, está ainda a Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975.



19/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


JÚLIO CAMPOS PEDE AÇÕES PRÁTICAS PARA INTEGRAÇÃO DE DEFICIENTES

Tião Viana pede mais ações do governo em favor dos deficientes visuais

Paulo Octávio defende adoção de cédulas de dinheiro de tamanhos diferentes para ajudar deficientes visuais

Mercadante anuncia MP para beneficiar crianças deficientes que estão fora da rede pública de ensino

Mercadante: reformas vão ajudar no combate à criminalidade

Mercadante: mercado tenta ajudar Serra