Mercosul poderá ter fundo para educação fundamental
Indicada pela delegação brasileira para a presidência da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Esportes do Parlamento do Mercosul, nesta terça-feira (4), a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) pretende colocar em pauta o debate sobre a criação de um fundo especial do bloco destinado a financiar a educação fundamental.
Marisa Serrano já solicitou aos integrantes argentinos da comissão a realização de um estudo sobre a proposta de criação do fundo, que seria inspirado no mecanismo brasileiro de estímulo à educação básica e no Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem). Com o objetivo de combater desigualdades regionais, o Focem destinará a maior parte de seus recursos aos sócios menores do bloco, Paraguai e Uruguai.
Os parlamentares uruguaios que integram a comissão também vão analisar, a pedido da senadora, propostas de integração cultural já elaboradas pelo Parlamento Cultural do Mercosul (Parcum), do qual ela foi presidente de 2000 a 2002. Na sua opinião, a comissão que presidirá poderá ajudar a aproximar o bloco dos cidadãos.
- Não acredito em uma integração que seja apenas econômica. É importante que as pessoas vejam não apenas o que separa os países, como a crise entre Argentina e Uruguai sobre as papeleras, mas também o que as une, como a cultura - disse Marisa Serrano, logo após o encerramento, em Montevidéu, da quinta sessão ordinária do Parlamento do Mercosul.
Indicado para a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos, Financeiros, Comerciais, Fiscais e Monetários, o deputado Cezar Schirmer (PMDB-RS) afirmou que passarão pela comissão temas que representam "a essência e o coração da integração". Por isso, previu, os integrantes do colegiado deverão firmar um "compromisso coletivo pela superação de problemas da integração".
A disputa entre Argentina e Uruguai a respeito dos efeitos ambientais da instalação de fábricas de celulose em território uruguaio será analisada pela Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Habitação, Saúde, Meio Ambiente e Turismo. A comissão será presidida pelo deputado José Paulo Tóffano (PV-SP), que pretende buscar dados mais isentos sobre o conflito, antes de promover o debate sobre o tema. A seu ver, ainda existe uma grande "carga de paixão" nos dois países envolvidos no conflito.
04/09/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
COMISSÃO DE ORÇAMENTO VOTA RECURSOS PARA FUNDO DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
CRE aprova fundo para educação no Mercosul
Venezuela poderá trazer 'dinheiro do petróleo' ao Fundo do Mercosul, diz embaixador
Ensino Fundamental poderá ser obrigatório para adolescentes em internação
Educação é fundamental para coleta seletiva e reciclagem do lixo
Educação: Mais de 560 mil alunos são cadastrados para o Ensino Fundamental