Mesa do Senado recebe projetos de lei sugeridos pela CPI dos Bingos



A Mesa do Senado recebeu na última quarta-feira (11) o Ofício 459/06, que comunica oficialmente o encerramento das atividades da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos e encaminha à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) cinco projetos de lei elaborados pela comissão e anexados ao relatório final, aprovado em 20 de junho último. O autor do ofício é o senador Efraim Morais (PFL-PB), que presidiu a CPI.

Os projetos de lei do Senado apresentados são o PLS 274/06, que altera o Código Penal tornando crime a exploração de jogos de azar e tornando mais eficiente a persecução penal nos casos de lavagem de dinheiro; o PLS 275/06, que altera o Código de Processo Civil, estabelecendo o envio de ofício a tribunal em caso de aprovação de limares que permitam a exploração de jogo de azar; o 276/06, que altera o Código de Processo Penal criando recurso para decisão de juiz que negue requerimentos de busca e apreensão, de interceptação telefônica ou de medida assecuratória.

Já o PLS 277/06 cria o pregão-eletrônico de urgência como nova modalidade de licitação pública, com o objetivo de só permitir a dispensa de licitação quando a contratação não possa, comprovadamente, esperar mais de 48 horas, o que dará posteriormente critérios para julgar os abusos na declaração de urgência.

Tal projeto diminui as chances de ser utilizada a carta-convite como processo de licitação pública. Mesmo inicialmente pensada para desburocratizar o procedimento de seleção de contratantes, por meio da diminuição de formalidades para celebração de contratos de menor monta, a carta-convite é geralmente utilizada, de acordo com o relatório final da CPI, para a "dissimulação e a fraude do certame licitatório, onde são freqüentemente convidadas duas empresas 'fantasmas' para 'concorrer' com aquela que se deseja contratar".

O PLS 278/06, também proposto pela CPI dos Bingos, autoriza os estados e o Distrito Federal a explorarem loterias como serviço público, sem depender da legislação adotada pela União.

Encerrada na última semana de junho deste ano, a CPI dos Bingos realizou mais de 80 reuniões ordinárias e teve 356 dias de atividade. Instalada em 29 de junho de 2005, a CPI colheu mais de cem depoimentos e teve seu prazo final prorrogado duas vezes.

13/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Três projetos sugeridos pela CPI do Apagão Aéreo são aprovados

AVANÇA TRAMITAÇÃO DE PROJETOS SUGERIDOS PELA CPI DO SISTEMA FINANCEIRO

Membros da CPI dos Correios cobram tramitação dos projetos sugeridos no relatório final

Desarmamento: César Borges reconhece avanços sugeridos pela Câmara

Delcídio elogia medidas tomadas pela Mesa do Senado

Mesa do Senado recebe pedido de convocação da comissão representativa