Cristovam alerta para qualidade ruim do ensino básico e baixa qualificação da mão de obra



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) lamentou em Plenário, nesta segunda-feira (11), a qualidade ruim do sistema de educação básica no Brasil. Ele mencionou editorial do jornal O Estado de S. Paulo sobre o recente relatório da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre a escassez de mão de obra qualificada para a construção civil. Cristovam criticou a falta de uma política governamental específica para resolver o problema.

De acordo com o senador, a precariedade do ensino básico faz com que as empresas brasileiras de construção civil tenham custos maiores, por terem de investir elas próprias na formação de mão de obra, gerando com isso aumento de preços. E aumentando, inclusive, o custo Brasil.

Além disso, acrescentou, a qualificação na própria empresa estaria longe de resolver o problema da falta de pessoal para o setor.

- Mais uma vez alerto para o fato de que o futuro é feio se a escola de hoje for feia. E que a economia estava bem, mas ia mal. Eu alertei, escrevi, publiquei, falei, e o alerta não foi ouvido - disse Cristovam.



11/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo alerta para baixa qualidade do ensino brasileiro

ODACIR SOARES QUER MAIS QUALIDADE E RECURSOS PARA ENSINO BÁSICO

Cristovam cita afirmação de Mercadante para defender federalização do ensino básico

LUZIA TOLEDO ALERTA PARA BAIXA QUALIDADE DO SOLO BRASILEIRO

Cristovam sugere salários equivalentes para professores de ensino básico e superior com mesma formação

Cristovam pede apoio à federalização do ensino básico