Mesquita Junior defende uma Campanha Nacional de Proteção à Criança
Ao discursar na sessão plenária desta sexta-feira (10), o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) afirmou que, no exercício de seu mandato eleitoral, tem estado sempre profundamente comprometido com a causa da proteção e das crianças e jovens brasileiros. Segundo ele, chegou a hora de se lançar uma Campanha Nacional de Conscientização dos Adultos para a necessidade de defender melhor "esses brasileirinhos indefesos".
- Domingo próximo se comemorará o Dia das Crianças e devemos refletir sobre o que está acontecendo com nossos jovens. Como integrante da CPI da Pedofilia, estou cada dia mais preocupado com a ocorrência absurda de violência e agressões contra as crianças, feita, muitas vezes, por integrantes de suas próprias famílias. Precisamos acionar uma sirene para intimidar esses criminosos - disse.
Segundo Geraldo Mesquita Júnior, a CPI da Pedofilia já apresentou propostas para a reforma da legislação de proteção à infância, que ainda precisam de aprovação no Congresso. O senador destacou em especial, o projeto de criação da Agência de Proteção da Criança e do Adolescente, que tem por objetivo concentrar as ações concretas de combate ao trabalho infantil, à violência, à prostituição. A seu ver, "esse seria um bom caminho para proteger essas crianças, saindo do discurso e passando a medidas concretas".
Mesquita Junior argumentou que muito da mudança necessária depende da educação, "que representa a porta da libertação de nossa juventude". Uma boa medida, a seu ver, seria a criação de escolas técnicas em cada cidade, para dar aos jovens a possibilidade de se profissionalizar e sair da miséria. Segundo argumentou, a miséria é um fator determinante, por exemplo, na prostituição precoce e no trabalho infantil.
Mesquita Junior alertou também para os novos tipos de crime contra as crianças e jovens que estão surgindo através da Internet e seus sites de relacionamento. "Não se trata de proibir o acesso da juventude à internet, mas é preciso orientar pais e responsáveis para perceberem sinais de sevícia ou de comportamento diferente, para que possam agir em defesa dos pequenos", destacou.
Segundo Geraldo Mesquita Junior, somente uma Campanha Nacional contra a Pedofilia, como a que se faz contra o mosquito da dengue, pode ter êxito contra esses crimes cada dia mais freqüentes no Brasil. Ele conclamou governo e sociedade a tomarem medidas concretas de proteção e estímulo ao desenvolvimento sadio das crianças brasileiras.
10/10/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mesquita Júnior defende campanha nacional pelo respeito à faixa de pedestres
Lançada campanha nacional de proteção à criança e ao adolescente
Mesquita Júnior quer campanha nacional contra abuso sexual de crianças e adolescentes
Mesquita Júnior pede ajuda à TV Senado para localizar família de criança abandonada
Governo lança campanha de proteção à criança no Carnaval
Mesquita Júnior denuncia irregularidades em campanha eleitoral