Mesquita Júnior denuncia dificuldades enfrentadas por idosos para se aposentarem no Rio de Janeiro



Ao comunicar decisão de relatar semanalmente em Plenário denúncias e reclamações da população recebidas por meio de sua página na Internet, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) divulgou, nesta segunda-feira (10), carta do ex-pracinha de Suez, Sérgio de Souza, denunciando dificuldades enfrentadas por idosos do Rio de Janeiro devido ao não atendimento pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS)de solicitações de aposentadoria.

Segundo a denúncia, haveria ordem da direção do INSS, em Brasília, para dar alta a idosos doentes - com osteoporose, artrose, hérnia de disco, problemas cardíacos, hipertensão e outras enfermidades - que estão recebendo auxílio-doença e ainda não conseguiram aposentadoria. Com a declaração de alta, por parte dos médicos peritos, os idosos, de 65 a 90 anos, deixam automaticamente de receber o auxílio-doença, ficando sem qualquer cobertura previdenciária.

Em aparte, Mário Couto (PSDB-PA) manifestou se apoio ao pronunciamento de Mesquita Júnior e pediu agilidade ao Senado na apreciação do projeto de lei (PLS 58/2003) de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que beneficia os aposentados. O projeto, que aguarda a designação de relator, trata da atualização de aposentadorias e pensões pagas pela Previdência Social.



10/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesquita Júnior denuncia dificuldades enfrentadas por idosos para se aposentarem no Rio de Janeiro

Mesquita Júnior homenageia professores lembrando as dificuldades que enfrentam

MAGUITO ALERTA PARA DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PREFEITURAS

Mesquita Júnior sugere à Rede Vida programa para os idosos 'que se preparam para o grande encontro'

Mesquita Júnior denuncia irregularidades em campanha eleitoral

Lúcia Vânia atenta para dificuldades enfrentadas pelas mulheres em relação a emprego e salário