Mesquita Júnior denuncia possível caça a homossexuais em Rio Branco



Na quarta-feira da semana passada, dia 15, o professor Aldemir Pereira de Andrade, 35 anos, foi encontrado morto dentro de sua casa, em Rio Banco (AC). Três dias antes, na madrugada de 12 de agosto, o coordenador do Programa DST/Aids no Acre, Francisco Dantas, também foi encontrado morto. Os dois foram barbaramente assassinados. O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), que levou o assunto para o Plenário, recebeu e-mail de uma acreana denunciando a possível existência de uma caça a homossexuais em Rio Branco.

- Recebi mensagem de uma senhora da minha terra dizendo estar escandalizada com os fatos e pedindo que eu me manifestasse sobre o assunto. Eu dizia reservadamente há pouco para um colega senador que o mais novo esporte em Rio Branco é a caça e o assassinato de homossexuais. Faço um apelo aos organismos de segurança pública do Acre que dêem uma satisfação à sociedade prendendo esses assassinos e tranqüilizando setores da população que estão acreditando na existência de um esquadrão homofóbico - afirmou Mesquita Júnior.

Apesar da remetente do e-mail ter confessado ao senador que estaria havendo morosidade nas investigações em virtude de preconceitos contra homossexuais por parte da população do estado e a polícia, Geraldo Mesquita Júnior disse não acreditar nessa hipótese. Ele manifestou sua confiança no governador, Binho Marques, e pediu uma apuração cabal dos dois assassinatos para a posterior punição dos envolvidos.

Em aparte, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) lamentou os dois crimes e defendeu a aprovação do projeto de lei de iniciativa da Câmara dos Deputados, o PLC 122, do qual ela é relatora na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que, entre outras medidas estabelece punição para quem proibir a livre expressão e manifestação de afetividade do cidadão homossexual, bissexual ou transgênero, no caso de essas manifestações serem permitidas aos demais cidadãos.



22/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesquita Júnior pede voto de pesar pela morte da colunista social de Rio Branco

Mesquita Júnior protesta contra possível apropriação de recursos do Sistema S pelo governo

Mesquita Júnior denuncia irregularidades em campanha eleitoral

Mesquita Júnior denuncia falta de lisura nas últimas eleições no Acre

Mesquita Júnior registra denúncia de advogados públicos contra governo

Geraldo Mesquita Júnior denuncia abusos na campanha eleitoral em Manaus