Mesquita Junior lembra Euclides da Cunha
O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) anunciou em Plenário, nesta segunda-feira (3), que no dia 18 deste mês o Senado realizará uma sessão em homenagem ao escritor Euclides da Cunha, pela passagem dos cem anos de sua morte. Mesquita Junior destacou sua importância para o Acre, pois o escritor, a inícios do século 20, embrenhou-se pelo interior daquele estado para estudar a geografia do local.
Mesquita Junior relatou que Euclides da Cunha, cumprindo missão governamental do Brasil, determinada pelo Barão do Rio Branco, subiu o Rio Purus até sua cabeceira. O escritor e historiador foi marcando e delimitando os limites fronteiriços entre o Brasil e o Peru. O relatório por ele preparado serviu de base para o tratado que definiu as fronteiras do Brasil com o Peru.
O senador elogiou a iniciativa do jornal O Estado de S. Paulo que, desde abril, vem publicando textos de Euclides da Cunha. São artigos, disse, relativos à epopéia que o escritor viveu no Nordeste, na cobertura dos fatos que deram origem a seu livro Os Sertões, bem como, outros que relatam sua passagem pela Amazônia. Mesquita Junior disse que a empresa jornalística designou um repórter e um fotógrafo para refazerem o mesmo trajeto trilhado por Euclides da Cunha no Acre. O senador acredita que esses jornalistas deverão apresentar um relato bastante rico de informações e imagens dessa viagem.
- A passagem de Euclides da Cunha pela Amazônia, notadamente no meu estado do Acre, é de fundamental importância, por reunir informações e dados que levaram os governos do Brasil e do Peru a assinarem o tratado de limites de suas fronteiras - afirmou o senador.
Mesquita Junior renovou o convite a todos os senadores para que estejam presentes à sessão em homenagem a Euclides da Cunha. Disse que, até lá, em diversos pronunciamentos irá destacar outros fatos pouco conhecidos, relativos à viagem do escritor pela Amazônia.
03/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mesquita Júnior quer dar o nome de Euclides da Cunha a rodovia no Acre
Geraldo Mesquita destaca genialidade de Euclides da Cunha
Sarney lembra vida de Euclides da Cunha e morte de Getúlio
Suplicy lembra última entrevista dada por Euclides da Cunha
Mão Santa lembra que Euclides da Cunha defendeu a transposição do São Francisco
Mesquita Júnior lembra os 43 anos do PMDB