Mesquita Júnior pede atualização do valor de aposentadorias



Em discurso nesta terça-feira (26), durante sessão especial em homenagem ao Dia Nacional do Aposentado, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) defendeu a necessidade de oferecer reajustes salariais "mais justos" aos aposentados brasileiros. Para o senador, as aposentadorias precisam ser atualizadas.

Mesquita Júnior afirmou ser mais necessário "amparar os aposentados vivos do que homenagear os que já morreram". Na opinião do senador, para fazer isso basta obedecer aos artigos da Constituição que garantem direitos dos aposentados.

Na avaliação de Mesquita Júnior, a dívida maior para com os aposentados é do Poder Executivo, mas o Legislativo tem que fazer sua parte e também cobrar ações do governo.

- O argumento de que os aposentados podem ganhar menos é uma perversidade, típica de burocratas que atendem de forma servil ao mandatário de plantão. O Congresso Nacional não pode ignorar oito milhões de aposentados que vêem seus direitos postergados pela incúria dos governos e omissão do Legislativo - afirmou.

Mesquita Júnior sugeriu que sejam incluídas na pauta de trabalhos do Congresso Nacional proposições que possam resolver "essa justa demanda" de atualização salarial das pessoas "que deram a maior parte da vida ao desafio do crescimento econômico e que padeceram por mais de duas décadas uma sucessão de planos econômicos frustrados".



26/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesquita Júnior propõe legislação para garantir reajuste de aposentadorias

Mesquita Júnior pede desfiliação do PSB em prol da CPI dos Bingos

Mesquita Júnior pede que Senado ouça líderes do MST

Mesquita Júnior pede política de aproveitamento da Amazônia

Mesquita Júnior pede atenção do Congresso ao Mercosul

Mesquita Júnior pede ao TSE que defina situação da Prefeitura de Feijó