Mesquita Júnior pede que Senado ouça líderes do MST



O senador Geraldo Mesquita Júnior (PSB-AC) pediu nesta sexta-feira (24) que o Senado dê voz aos líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), para combater o que classificou de -sordidez- das campanhas feitas com o intuito de transformar o MST em inimigo público, quando este seria, na realidade, um movimento social legítimo que pretende democratizar o sistema fundiário do país.

- O Senado precisa cumprir seu papel, abrindo seus meios de comunicação para que o MST e outros movimentos sociais possam se manifestar e se contrapor à orquestração das campanhas cruéis em que, na pompa de muitos gabinetes, aqueles que detêm o capital e o poder fazem do Brasil uma república menor, repleta de injustiças - disse.

Mesquita Júnior relatou ter participado, juntamente com os senadores Heloísa Helena (PT-AL) e João Capiberibe (PSB-AP), de uma viagem de inspeção às cadeias públicas do interior de São Paulo onde estão presos os líderes do MST, José Rainha Júnior, sua mulher, Deolinda, e o militante conhecido como Mineirinho.

Segundo o senador, os três estão fisicamente bem. A prisão não lhes abateu a coragem e determinação, destacou. -Eles tem consciência do papel que a história do MST lhes reservou na luta por um pedaço de terra e por uma reforma agrária justa num país injusto para com seus filhos mais autênticos e mais legítimos-, disse.

Mesquita Júnior afirmou ser importante que o Senado abrace a causa do MST e revelou que fazia mais de 50 anos que a Casa não designava uma comissão para inspecionar as condições de carceragem de líderes de movimentos sociais. -Isso é sinal de que até o vetusto Senado pode mudar e estabelecer forte parceira com os legítimos movimentos sociais e populares, concluiu.



24/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesquita Júnior pede ajuda à TV Senado para localizar família de criança abandonada

Mesquita Junior critica decisão dos líderes de não indicar integrantes para CPI dos Bingos

Mesquita Júnior pede desfiliação do PSB em prol da CPI dos Bingos

Mesquita Júnior pede atualização do valor de aposentadorias

Mesquita Júnior pede política de aproveitamento da Amazônia

Mesquita Júnior pede atenção do Congresso ao Mercosul