Mesquita Júnior propõe combate ao tráfico de pessoas no Mercosul
Ao comentar audiência pública sobre tráfico de pessoas promovida pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) assinalou a necessidade de os países integrantes do bloco promoverem uma campanha comum para enfrentar o problema.
Mesquita Júnior, atual presidente da representação, mencionou ainda outras medidas discutidas na reunião - que contou com a participação de representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT) - para o combate ao tráfico de pessoas na região, tais como a harmonização das leis dos países do Mercosul e a adequação de tratados já ratificados pelo Brasil.
Mesquita Júnior lembrou, citando dados da OIT, que cerca de 250 mil pessoas por ano são vítimas do tráfico na América Latina, sendo que, nesse "mercado infame", uma mulher ou adolescente traficada para a prostituição rende cerca de US$18 mil anuais para os traficantes. Já crianças, jovens e adultos, segundo ele, traficadas para exploração em trabalho escravo rendem US$ 3 mil.
- A bem da verdade, na base dessa triste situação está a desigualdade social e econômica que marca a vida dos povos das nações sul-americanas, resultado de séculos de exploração e espoliação interna e externa - disse.
Exame da OAB
Mesquita Júnior parabenizou ainda o senador Gilvam Borges (PMDB-AP) pela iniciativa de propor audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) para discutir o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na opinião do senador, não há necessidade de se eliminar o exame, como defende Gilvam Borges. Para ele, uma alternativa poderia ser a implementação de um processo de avaliação seriada, que se desse ao longo do curso de graduação em Direito, com a participação efetiva do Ministério da Educação, da OAB e das escolas.
13/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mesquita Júnior pede atenção do Congresso ao Mercosul
Mesquita Júnior comenta encontro do Parlamento do Mercosul
Mesquita Júnior defende participação de trabalhadores no Mercosul
Mesquita Júnior registra celebração dos 17 anos de fundação do Mercosul
Mesquita Júnior destaca papel do Mercosul na integração do continente
Mesquita Júnior pede calendário para comissões do Parlamento do Mercosul