Ministério da Agricultura fiscaliza mais de dois mil produtores de material genético
Atualmente, 2.267 estabelecimentos que produzem, comercializam ou prestam serviços na área de material genético animal estão cadastrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). No Brasil, todas as atividades envolvendo manipulação de sêmen bovino, suíno, de búfalo, cabra e ovelha (sêmen e embriões), avícola (ovos férteis) e sericícola (ovos e larvas de bicho-da-seda) são supervisionadas pelo Ministério. Também é obrigatório o cadastramento dos animais reprodutores, doadores de sêmen para melhoramento genético dos rebanhos.
O trabalho de normatização e fiscalização de material genético animal é realizado pela Divisão de Fiscalização de Material Genético Animal (DMG) da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e permite a rastreabilidade da produção de sêmen e embriões no País. “Esse controle é fundamental para assegurar a qualidade do material genético dos animais e seus derivados comercializados no mercado brasileiro ou exportados”, explica a chefe da DMG, Beronete Barros.
Antes da autorização para coleta e comercialização de sêmen nos centros de processamento registrados pelo Mapa, os animais doadores passam por exames sanitários e testes de identificação genética, bem como avaliação zootécnica visando a seleção dos melhores animais para produção de carne e de leite.
A DMG monitora os exames e é responsável pelo registro e fiscalização dos centros de coleta e processamento de sêmen e embriões no País, assegurando ao consumidor um produto que contribui para o progresso genético dos rebanhos e da produtividade nacional. Os responsáveis por estabelecimentos desse tipo devem procurar a Superintendência Federal de Agricultura (SFA) em seu estado para solicitar o registro.
Fonte:
11/08/2010 21:27
Artigos Relacionados
Material genético de qualidade valoriza rebanho, diz ministério
Material genético vegetal em debate na CE
CE vai debater propriedade de material genético
CE debate a propriedade de material genético
CE analisa propriedade de material genético
Ovinos e caprinos do Nordeste terão material genético conservado