CE vai debater propriedade de material genético



A Comissão de Educação (CE)aprovou nesta terça-feira (6) requerimento de autoria da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) solicitando a realização de audiência pública para debater como será disciplinada a propriedade de material genético. O debate, em data a ser marcada, deverá contar com a presença do presidente da Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa), Clayton Campanhola; da coordenadora do projeto Cultivando a Diversidade, Ângela Cordeiro; do cientista ambiental Washington Novaes; e dos representantes da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes (Abrasem), Ywao Miyamoto, e do Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual (Gipi), José Luiz Azevedo.

A decisão foi tomada durante discussão sobre substitutivo do senador Osmar Dias (PDT-PR) ao projeto do então senador Blairo Maggi. A proposta determina que o material genético desenvolvido por instituições públicas de pesquisa só pode ter direitos de propriedade intelectual licenciados após a publicação prévia das informações sobre tecnologia disponível para negociação em jornais de grande circulação e no Diário Oficial da União.

Ideli Salvatti observou que a presença de autoridades ligadas ao assunto na CE era de vital importância para que o colegiado deliberasse sobre a matéria, pois o projeto original vedava a instituições públicas transferir o direito de propriedade de material genético vegetal para a iniciativa privada, enquanto o substitutivo de Osmar Dias permite a transferência de propriedade após a publicação prévia das propostas de licenciamento do direito de propriedade intelectual sobre material desenvolvido por instituições públicas.

O relator da matéria, senador Marco Maciel (PFL-PE), favorável à aprovação do substitutivo de Osmar Dias, disse que o objetivo principal da proposta é promover uma parceria entre o governo, através da Embrapa, e a iniciativa privada, no sentido de estimular a pesquisa. Diante das dúvidas manifestas pela senadora, concordou com a realização da audiência pública.



06/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE debate a propriedade de material genético

CE analisa propriedade de material genético

CE aprecia projeto sobre direito de propriedade de material genético

CE pode proibir propriedade de material genético vegetal por empresa privada

CCJ vota projeto que proíbe transferência da propriedade de material genético para entidade privada

CCJ vota projeto que proíbe transferência da propriedade de material genético para entidade privada