Ministério regulamenta atividade de guia de turismo



O Ministério do Turismo publicou no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (31), portaria que estabelece requisitos e critérios para o exercício da atividade de guia de turismo. Para o exercício da profissão é necessária comprovar a conclusão de curso técnico profissionalizante na área (reconhecido pelo Ministério da Educação) e ser cadastrado no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

A profissão de guia turístico está em evidência com a proximidade da Copa do Mundo. Boa parte dos 600 mil turistas estrangeiros aguardados para o evento e dos 3,1 milhão de brasileiros esperados para os jogos devem ter algum contato com os cerca de 18 mil guias turísticos em atividade no País, de acordo com a Federação Nacional de Guias de Turismo.

De acordo com a publicação, é considerado guia turístico o profissional que exerça as atividades de acompanhamento, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas.

Conforme a comprovação da especialidade de sua a formação profissional e das atividades desempenhadas, os guias de turismo serão cadastrados em uma ou mais das categorias: Guia Regional, Guia de Excursão Nacional, Guia de Excursão Internacional e/ou Guia Especializado em Atrativo Turístico.

Estes profissionais podem ter acesso gratuito, quando possível, a museus, galerias de arte, exposições, feiras, bibliotecas e pontos de interesse turístico, observadas as normas de cada estabelecimento, desde que devidamente credenciado como guia de turismo.

O cadastro é realizado pelo site oficial do Cadastur ou pessoalmente, junto ao órgão delegado de turismo da respectiva unidade federativa.

Fonte:
Portal Brasil com informações do Diário Oficial da União



31/01/2014 10:03


Artigos Relacionados


Ministério do Turismo lança guia com dicas para viagens de férias

Projeto regulamenta atividade do artesão

Projeto regulamenta adicional por atividade penosa

Quintanilha elogia projeto que regulamenta atividade de motoboy

Comissão examina projeto que regulamenta atividade de Psicopedagogia

Projeto que regulamenta atividade de diarista será examinado