Ministro defende manutenção da CPMF, mas com alíquota menor



Em resposta ao senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), o ministro Humberto Costa defendeu a manutenção da cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), mas com alíquota menor.

A senadora Iris de Araújo (PMDB-GO) mostrou-se preocupada com o aumento da incidência de Aids em mulheres casadas e chegou a pedir ao ministro a realização de uma campanha publicitária, em nível nacional, para conscientizar os parceiros sobre os perigos da doença.

Humberto Costa disse, em resposta, que está atento ao problema. Mas alertou que a principal preocupação do Ministério da Saúde é com relação às adolescentes, já que a incidência da doença vem crescendo entre as jovens. Por isso defendeu o uso do preservativo feminino. Ele também informou aos membros da CAS que o Ministério da Saúde deverá lançar, ainda este mês, o programa denominado Volta pra Casa, que tem por objetivo dar as mínimas condições às famílias, inclusive financeiras, para tratar, em casa, de familiares com problemas mentais.

O ministro, por outro lado, tranqüilizou o senador Augusto Botelho (PDT-RR) ao informar que o surto de malária registrado em Belo Horizonte (MG) está sob controle. Mas disse que a maior preocupação do ministério é com relação à cidade de Manaus (AM), onde ocorre focos de malária e dengue, problema que exige ajuda federal.

Já o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), acredita que o atual governo irá realizar um trabalho profícuo na área da saúde, na tentativa de resolver problemas graves deixados pela administração anterior, principalmente no combate a doenças como dengue, malária e febre amarela.



08/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo: CPMF só com alíquota menor e destinação total para a saúde

CPMF só com alíquota menor e destinação total para a saúde, diz Papaléo

SERRA DEFENDE PRORROGAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA ALÍQUOTA DA CPMF

Agripino quer mudar alíquota da Cofins e defende menor carga tributária para o país

Ângela Portela defende alíquota menor de ICMS nos negócios entre a Zona Franca de Manaus e Roraima

Palocci defende CPMF mas considera positivo debate sobre redução de alíquota