Ministro fala sobre medidas que serão tomadas durante manifestações
Durante o anúncio da nova campanha publicitária do Ministério da Justiça, voltada à defesa do consumidor, o ministro José Eduardo Cardozo foi bastante questionado sobre as ações do governo relacionadas às manifestações populares que ocorrem desde junho.
Cardozo afirmou que foi acordada a realização de uma reunião conjunta entre governo federal e as secretarias de segurança pública dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. O encontro servirá para discutir as eventuais medidas e interpretações que podem ser colocadas em relação a esses atos.
Sobre a participação do crime organizado nos protestos, o ministro preferiu não comentar se há integrantes dessas facções nas manifestações. De acordo com Cardozo, caso exista essa participação, medidas serão tomadas.
Em relação aos atos de vandalismo, o ministro ressaltou que é necessário “separar o ato licito de ilícito” e que “é dever do estado garantir a segurança dos manifestantes, a pacificidade das manifestações e que não haja interferência das mesmas no direito dos outros”.
O ministro ressaltou, ainda, a importância do diálogo com manifestantes e movimentos sociais para fortalecer as manifestações. Cardozo também afirmou ser necessário que os componentes das manifestações colaborem com o governo e denunciem os responsáveis pelos atos de vandalismo.
Sobre as denúncias referentes aos abusos policiais, cometidos durante confrontos com manifestantes, o ministro enfatizou que o governo não vai tolerar abusos de autoridades policiais.
Também será estabelecido um protocolo, com a participação dos estados, para definir regras de atuação da polícia militar. Segundo Cardozo, o protocolo é fundamental para estabelecer limites e padrões à atuação das polícias nos estados.
Vigilância de diplomatas
Cardozo classificou como contra espionagem o monitoramento de diplomatas estrangeiros pelo governo brasileiro e não vê nenhum abalo à imagem do país. “A diferença é que não invadimos a soberania”, todo o processo foi realizado dentro do território nacional", disse.
Fonte:
Portal Brasil
05/11/2013 16:00
Artigos Relacionados
Ministro da Saúde fala sobre medidas para conter falsificação de remédios no Brasil
ONU alerta sobre medidas que devem ser tomadas para combate ao terrorismo
Secretaria Estadual da Saúde: Comunicado sobre medidas tomadas com relação à febre amarela e gripe
Senadores vão ouvir ministro sobre providências tomadas para reconstruir Base de Alcântara
75 medidas provisórias serão examinadas pelo Congresso durante a convocação
Ideli aplaude medidas anticorrupção tomadas pelo governo