Senadores debatem arbitragem do STJ em casos de divergências entre juizados de pequenas causas



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza nesta quinta-feira (16), a partir das 10hs, audiência pública para instruir a votação de proposta que prevê a uniformização de jurisprudência quando houver divergência de entendimento nas decisões dos juizados de pequenas causas dos tribunais estaduais. Pelo projeto, de origem do Executivo, o pedido de uniformização será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que poderá se manifestar apenas em questões de direito material, ou seja, relacionados ao fato em discussão e não em aspectos processuais.

Na última reunião da CCJ, o projeto (PLC 16/07) chegou a entrar na pauta de votações, com parecer contrário do relator, senador Valter Pereira (PMDB-MS). De acordo com o parlamentar pelo Mato Grosso do Sul, a proposta seria "uma tentativa de ampliar a complexidade dos juizados especiais cíveis de todo o país, desvirtuando a operacionalidade processual de que são dotados".

- Esta proposta vai trazer para o STJ a discussão que hoje é resolvida nos estados. Vai entupir ainda mais o STJ, que terá que rever questão resolvida nos respectivos estados - argumentou Valter Pereira.

Contrário ao relator, o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) se manifestou favorável ao projeto, o que motivou a realização da audiência pública.

- Não estou criando problemas para o STJ. Ao contrário, quero que o STJ decida definitivamente a questão em caso de dúvidas - explicou Salgado.

O requerimento para a realização da audiência pública foi assinado por Valter Pereira e Wellington Salgado, com o objetivo de orientar os demais colegas sobre a votação da matéria.

Serão convidados para expor o assunto na CCJ os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do STJ, respectivamente ministros Gilmar Mendes e César Asfor Rocha; o ex-ministro do STJ Athos Gusmão Carneiro; o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul Rêmolo Letteriello; o vice-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Vladmir Rossi Lourenço; além de representantes do Ministério da Justiça e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).



13/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arbitragem do STJ sobre divergências entre tribunais de pequenas causas será debatida na CCJ

Decisões dos juizados de pequenas causas vão seguir jurisprudência do STJ

PROJETO GARANTE DIREITO DE INFORMAÇÃO A VÍTIMA NOS JUIZADOS DE PEQUENAS CAUSAS

Orçamento impositivo provoca divergências entre senadores

CCJ deve votar reajuste de causas em juizados especiais e incentivos à reciclagem

Juizados Especiais Estaduais deverão aceitar causas no valor de até 60 salários mínimos