Ministros do Comércio decidem fortalecer cooperação entre nações emergentes



Os ministros do Comércio dos países que compõem o Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que entra oficialmente no bloco nesta quinta-feira (14), – decidiram nesta quarta-feira (13) criar um grupo de trabalho para intensificar as ações de cooperação. “O consenso é um passo concreto na construção institucional da aprofundada cooperação comercial dos países do Brics”, disse o ministro do Comércio chinês, Chen Deming, em Sanya, na China. As informações são da Agência Lusa.

Este foi o primeiro encontro ministerial do grupo. O comércio entre essas nações cresceu em média 28% nos últimos dez anos, somando cerca de US$ 230 bilhões.

Nesta quinta-feira, acontece a reunião dos presidentes dos países do Brics. A presidenta Dilma Rousseff já deixou Pequim rumo a Sanya, cidade onde haverá o encontro. De acordo com o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, a reunião será histórica para seu país, quando a África do Sul será oficialmente integrada ao bloco, que passará a se chamar Brics no plural.

“Esse mecanismo contribui imensamente para o avanço de outras prioridades em nível doméstico e internacional especialmente nas áreas de paz, segurança e desenvolvimento”, disse o presidente da África do Sul, lembrando que a China é o maior parceiro comercial do país, registrando um total de US$ 25,7 bilhões, em 2010.

 

Fonte:
Agência Brasil



13/04/2011 20:58


Artigos Relacionados


Alvaro Dias defende zona de livre comércio entre Mercosul e Comunidade Andina de Nações

Mercosul é importante para fortalecer nações sul-americanas, diz Inácio Arruda

Bloco de países emergentes aprofunda cooperação em C&T

Brasil e Ucrânia decidem intensificar cooperação

Brasil e Rússia decidem ampliar cooperação em defesa

Países decidem restringir comércio internacional de três agrotóxicos