Modelo de cobrança de imposto sobre energia prejudica desenvolvimento do Pará, diz Flexa Ribeiro
Em pronunciamento nesta quinta-feira (4), o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) disse que a bancada paraense está de "braços abertos" para a construção da hidrelétrica de Belo Monte. O senador, no entanto, cobrou mudanças na cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no que diz respeito à oferta de energia, tendo em vista que o atual modelo favorece os demais estados e prejudica o Pará.
Flexa Ribeiro explicou que o Pará é penalizado porque o ICMS sobre energia é cobrado no consumidor final, e não na geração, o que faz com que o estado exporte sua energia "sem obter nenhuma vantagem sobre isso".
O senador ressaltou ainda que todas as tentativas de alterar a Constituição "para fazer justiça aos estados geradores" de energia foram em vão.
- Não conseguimos entender porque, em energia e combustíveis, o ICMS é [cobrado] no consumo, e não na produção - afirmou.
Como presidente da Subcomissão Temporária para Acompanhamento das Obras de Belo Monte, Flexa Ribeiro reiterou que tem procurado mostrar ao governo federal que o Pará está de "braços abertos" para o empreendimento, mas que a população local também precisa ser respeitada.
Na condição de presidente da subcomissão, que funciona no âmbito da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), Flexa Ribeiro representou o Senado no lançamento recente da operação Cidadania Xingu em Altamira, onde será construída a hidrelétrica de Belo Monte. A usina será a maior do Brasil e a terceira em todo o mundo.
04/08/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Flexa Ribeiro diz que Ana Júlia Carepa prejudica os policiais militares do Pará
Contingenciamento de verbas prejudica setor aéreo, diz Flexa Ribeiro
Aumento de imposto prejudica desenvolvimento do Estado
Flexa Ribeiro alerta para risco de racionamento de energia elétrica
Flexa Ribeiro: Brasil precisa repensar uso de energia nuclear
Flexa Ribeiro questiona novo leilão de energia eólica