MORADIA PODE SER DIREITO SOCIAL DE TODOS OS BRASILEIROS



O plenário do Senado aprovou hoje (quarta, 27), em segundo turno, a proposta de mudança na Constituição, do senador Mauro Miranda (PMDB-GO), que inclui a moradia entre os direitos sociais dos brasileiros. A emenda, que contou com a unanimidade dos senadores que votaram (57 votos a favor e nenhum contra), deve ainda ser aprovada pelos deputados, também em dois turnos, para que entre em vigor.

Coma alteração constitucional, as prefeituras e os governos estaduais e o federal ficarão obrigados a definir recursos permanentespara a construção de habitações populares, conforme o senador Mauro Miranda.

A Constituição de 88 fixou, em seu artigo 6º, que são direitos sociais dos brasileiros a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdênciasocial, a proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados. A emenda de Mauro Miranda acrescenta agora a moradia.

Para o senador, essa mudança é o ponto de partida para reduzir o déficit "não contestado de 6 milhões de casas no Brasil". "Ou colocamos a moradia como prioridade, para ajudar a resolver o problema habitacional a médio prazo, ou teremos de conviver com a favelização da periferia das grandes cidades e todas as conseqüências disso", afirmou. Mauro Miranda tem defendido, no Senado, que seja recriado o Ministério da Habitação, destinado a unificar os esforços federais, estaduais e municipais na construção de casas para os pobres.

- O falido Sistema Financeiro da Habitação aplicou em casas populares inexpressivos 3% de seus recursos. A Caixa Econômica Federal só financia quem ganha mais de três salários mínimos, discriminando cruelmente os pobres. Está na hora de mudar tudo isso - acrescentou o autor da mudança constitucional.

A proposta recebeu parecer favorável do relator, senador Romeu Tuma (PFL-SP), o qual lembrou que a Conferência Habitat II, realizada pela ONU em junho de 96 na Turquia, discutiu longamente o assunto.



27/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


MORADIA PODE SER DIREITO SOCIAL DOS BRASILEIROS

LAURO CAMPOS ALERTA PARA RISCO DA INCLUSÃO DA MORADIA COMO DIREITO SOCIAL

Direito de contestação da paternidade pode ser estendido a todos os pais

CCJ pode votar fim do direito de sigilo bancário e fiscal de todos os servidores públicos

Oferta de saneamento a todos os brasileiros pode demorar 200 anos

Transporte pode figurar como direito social na Constituição