MOREIRA MENDES ANUNCIA LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR DO TURISMO
Sobre o lançamento do Parlatur, previsto para ocorrer na noite da terça-feira (dia 5), Moreira Mendes disse que durante a solenidade seria apresentado ao governo federal o Programa Nacional Emergencial, com a intenção de gerar 600 mil novos postos de trabalho no setor, além de mais 60 mil ocupações para pessoas da terceira idade e portadores de deficiência física. O programa, segundo o senador, também contém ações para viabilizar o turismo como meta do desenvolvimento.
- Muitos desconhecem que o turismo, por sua própria dinâmica, representa o setor de mais rápida expansão em todo o mundo, e que o Brasil ainda está muito aquém de reconhecer as pontencialidades desse mercado, no qual se identifica uma real perspectiva de crescimento nos próximos anos, uma vez garantidas as condições mínimas reclamadas pelos profissionais do setor - comentou.
De acordo com o senador, em lugar do estímulo adequado, o turismo muitas vezes é ignorado pelo poder público ou então propositadamente prejudicado pelos mesmos organismos que deveriam favorecê-lo. Ele citou especificamente o caso da BBTur (ligada ao Banco do Brasil), que estaria exercendo irregularmente atividades própria dos agentes de viagem e praticando concorrência desleal e predatória.
Comentando sua participação no congresso de agentes de viagem, Moreira Mendes informou que no evento foram debatidos em profundidade sete eixos temáticos: qualidade, tecnologia, administração, estratégia, marketing, globalização e internet. Por outro lado, ele lamentou que não foram discutidas medidas em defesa dos interesses das agências de viagem, na maioria constituídas por pequenas e médias empresas.
05/10/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
MOREIRA MENDES FALA NA TV SENADO SOBRE FRENTE PARLAMENTAR DE TURISMO
Moreira Mendes manifesta preocupação com o turismo
Moreira Mendes quer viabilizar turismo marítimo
Moreira Mendes apresenta projeto regulamentando o turismo
Moreira Mendes pede mais investimentos em turismo
MOREIRA MENDES DEFENDE CRIAÇÃO DE CONFEDERAÇÃO DO TURISMO