Moreira Mendes defende desenvolvimento econômico contra a violência
O combate à pobreza e a adoção de políticas de desenvolvimento econômico são medidas fundamentais para a redução dos atuais índices de violência, afirmou nesta quarta-feira (20) o senador Moreira Mendes (PFL-RO), um dos integrantes da Comissão Mista de Segurança Pública. O senador reconheceu a importância do reaparelhamento das polícias e da melhoria salarial dos efetivos, mas ressaltou a necessidade de oferecer alternativas de sobrevivência para milhões de brasileiros excluídos.
- Isso só será possível com o desenvolvimento econômico, com a geração de empregos, com a adoção de uma política social que não fique limitada aos discursos e aos gabinetes e com o combate à exclusão social e à absurda distância entre ricos e pobres - apontou o senador, autor de projeto que cria o Fundo Nacional de Segurança Pública, destinado à modernização, aparelhamento e melhoria da capacitação profissional nas polícias.
Como exemplo de projeto indutor do desenvolvimento econômico e, portanto, capaz de gerar empregos e diminuir os índices de violência, Moreira Mendes citou a construção do gasoduto Urucu-Porto Velho. O senador lamentou que o projeto venha sendo combatido por organizações não governamentais ambientalistas que, segundo ele, se prestam a interesses de grupos que pretendem lucrar com o fornecimento de gás.
- O gás a um custo baixo substituirá uma usina termoelétrica a diesel e possibilitará um avanço sem igual para Rondônia. O resultado será a melhoria das condições de vida, geração de emprego, renda e divisas para o estado reaplicar em prol de seus cidadãos - disse o senador, salientando ainda que o projeto trará benefícios diretos na própria área de segurança. "Segurança do emprego, segurança da moradia, segurança da vida digna", acrescentou Moreira Mendes.
20/02/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
MOREIRA MENDES PREGA MUTIRÃO CONTRA A VIOLÊNCIA
Moreira Mendes defende nova política de desenvolvimento para a Amazônia
Moreira Mendes fala à TV Senado sobre a Agência de Desenvolvimento do Centro-Oeste
Moreira Mendes defende flexibilização da CLT
MOREIRA MENDES DEFENDE FIM DOS BINGOS NO BRASIL
MOREIRA MENDES DEFENDE RAFAEL GRECA