Moreira Mendes defende expansão da educação a distância na pós-graduação
Para o senador por Rondônia, o texto aprovado deixa transparecer que o Ministério da Educação julga com desconfiança o modelo virtual aplicado na pós-graduação. Um dos pontos da regulamentação criticados por Moreira Mendes é a exigência de que o sistema de avaliação a ser aplicado na educação a distância não seja realizado virtualmente.
Moreira Mendes lembrou que vários países desenvolvidos já superaram a desconfiança e a resistência na adoção da educação virtual.
- Os puristas que nos perdoem, mas não podemos esquecer que o Brasil convive com baixas taxas de escolaridade e, para reverter tal situação, não sobra outra alternativa viável senão o investimento na educação a distância em todos os níveis de escolaridade - afirmou.
O senador cobrou de agências financiadoras como a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a iniciativa de apoiar a instalação de programas de pós-graduação no país. Ele disse considerar inadmissível que técnicos e dirigentes dos dois órgãos resistam a uma discussão menos preconceituosa sobre o assunto.
O objetivo da educação virtual no âmbito da pós-graduação, esclareceu o senador, é promover, criar e disseminar conhecimentos na universidade e entre os diversos segmentos da sociedade.
- Por intermédio do desenvolvimento e da utilização de avançados ambientes virtuais de aprendizagem, busca-se a tão sonhada democratização do ensino sofisticado e pormenorizadamente complexo da pós-graduação - completou.
04/04/2001
Agência Senado
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