Moreira Mendes cobra medidas de socorro à aviação civil
- O governo federal tem a obrigação de atentar para a gravidade e os reflexos de um eventual colapso de nossa aviação civil e medidas de curto prazo devem ser analisadas para garantir a continuidade operacional de nossas empresas - afirmou o senador.
Na sua opinião, o transporte aéreo nacional deve ser considerado um setor estratégico, especialmente pelo fato de o Brasil ser um país continental. Assim, ele pediu que as discussões do projeto de criação da Anac, que foi retirado da agenda do Congresso, volte a tramitar.
O novo modelo de regulação do setor, segundo o senador, passa por uma redução da carga tributária e de taxas de infra-estrutura aeroportuária. Ele também sugere que os benefícios concedidos a transportadoras estrangeiras sejam estendidos às empresas brasileiras e que os preços dos combustíveis sejam mantidos em "nível adequado".
- Conclamo todo os membros do Congresso para que voltemos a discutir o projeto da Anac e, em seu âmbito, um novo modelo de financiamento para o setor da aviação civil, sob pena de estarmos contribuindo para a falência de uma atividade que, em muitos aspectos, assume caráter de segurança nacional - concluiu o senador.
29/11/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Moreira Mendes manifesta preocupação com problemas da aviação civil brasileira
Moreira Franco debate aviação civil com senadores
MOREIRA MENDES COBRA COMPROMISSO INTERNACIONAL DO GOVERNO FEDERAL
Moreira Mendes cobra a elaboração de leis que garantam emancipação de distritos
Moreira Mendes cobra novamente votação de MP que altera Código Florestal
MOREIRA MENDES COBRA APOIO FEDERAL PARA A UNIVERSIDADE DE RONDÔNIA