Moreira Mendes propõe que BNDES empreste dinheiro a empresas aéreas em crise



De autoria do senador Moreira Mendes (PFL-RO), será votado neste semestre pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) projeto autorizando o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a conceder empréstimos em favor das empresas de transporte aéreo que estejam enfrentando crise de liquidez.

De acordo com o texto, os empréstimos devem ser concedidos ao prazo de dez anos para pagamento, com taxa de juros de 6% ao ano e três anos de carência. O fundo destinado ao financiamento desses empréstimos, bem como seus limites, condições financeiras e parâmetros técnicos, serão definidos e regulamentados pelo Conselho Monetário Nacional.

Moreira Mendes disse que, mesmo antes dos ataques terroristas cometidos contra os Estados Unidos em 11 de setembro do ano passado, a situação da aviação brasileira já era frágil. Referindo-se ao elevado nível de endividamento e baixíssima lucratividade do setor, ele estimou que, só no primeiro semestre de 2001, as empresas de aviação comercial brasileira tiveram um prejuízo conjunto de R$ 1,2 bilhão.

Na opinião do senador, "a partir de 11 de setembro de 2001, a situação das empresas de transporte aéreo deixou de ser apenas desfavorável para se tornar crítica". Ele observou que o temor de utilização do avião como meio de transporte, associado às medidas de segurança adotadas, implicou uma queda vertiginosa no tráfego aéreo. Em conseqüência, foram duramente atingidas principalmente as empresas que já se encontravam em frágil situação financeira.

Em defesa do projeto, Moreira Mendes afirmou ainda que, desde os ataques terroristas, os Estados Unidos aprovaram várias medidas econômicas de apoio a suas empresas aéreas. E lembrou que, entre 1992 e 1999, medidas semelhantes foram adotadas por países europeus em socorro da Air France, Tap, Alitalia e Iberia.



03/01/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Moreira Mendes propõe valorização de policial

MOREIRA MENDES PROPÕE CRIAÇÃO DO FUNSEG

MOREIRA MENDES ELOGIA EFICIÊNCIA DO TSE E PROPÕE MUDANÇAS NA LEI

Moreira Mendes propõe ampliação do funcionamento de serviços de saúde

Moreira Mendes propõe carreira de fiscais federais de mineração

MOREIRA MENDES PROPÕE INCREMENTO DO TURISMO ECOLÓGICO NA AMAZÔNIA