Moreira quer criar Centro de Recepção ao Turista do Senado



O senador Moreira Mendes (PFL-RO) apresentou sugestão à Comissão Diretora do Senado para que seja constituída uma comissão para estudar a criação do Centro de Recepção ao Turista do Senado. Na defesa de sua proposta, Moreira Mendes lembrou que parlamentos em todo o mundo possuem espaço específico para divulgar as atividades do Poder Legislativo. O senador lembrou que o Projeto Visite o Senado, sem possuir grande estrutura, somente em 2001 trouxe 55.391 pessoas às dependências da instituição.

O senador argumentou ainda que a análise de viabilidade econômica do centro deverá necessariamente levar em conta que suas instalações comerciais serão utilizadas não apenas pelos visitantes - turistas e estudantes -, mas igualmente pelos servidores do Congresso, que não dispõem de serviços de farmácia, livraria e restaurantes fast-food .

Moreira Mendes explicou que os custos de construção e manutenção do centro, bem como a especificidade de sua gestão, podem recomendar modelo de transferência de encargos e direitos a terceiros, tema a ser devidamente examinado pela comissão encarregada dos estudos.

Para cativar o turista nacional ou estrangeiro, segundo o senador, é preciso recebê-lo bem e oferecer-lhe as facilidades e confortos necessários, como estacionamento para ônibus de turismo, espaço adequado para a recepção, sala para divulgação audiovisual dos trabalhos parlamentares, loja para a venda de suvenires de qualidade, adoção de um projeto gráfico de identificação dos produtos, ao lado de uma praça de alimentação e serviços.

Vocacionada para o turismo cívico, afirmou ele, Brasília tem sua imagem diretamente vinculada ao Congresso Nacional, seja pela qualidade peculiar de sua arquitetura, seja pela sua importância nas decisões políticas do país. Dados da Agência de Desenvolvimento do Turismo do Distrito Federal (Adetur-DF) revelam que os edifícios da Câmara dos Deputados e do Senado Federal já constituem a quinta atração mais visitada da capital do país.

O parlamentar também sugeriu a adoção de providências no sentido de agregar a Câmara dos Deputados à iniciativa, para examinar a viabilidade de o centro de recepção ser instituído pelas duas Casas do Congresso.



24/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Estado quer criar Centro Internacional de Cientistas Aposentados

Moreira Mendes fala à TV Senado sobre a Agência de Desenvolvimento do Centro-Oeste

Porto Alegre terá centro de atendimento ao turista para Copa 2014

Siqueira quer criar Comissão de Defesa do Consumidor no Senado

Eduardo quer criar no Senado comissão de defesa do consumidor

Expedito Júnior quer criar norma para transmissões da Rádio Senado