Siqueira quer criar Comissão de Defesa do Consumidor no Senado



O senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) voltou a defender nesta segunda-feira (dia 23) a criação de uma Comissão Permanente de Defesa do Consumidor no Senado. "Chegou a hora de o Senado ficar mais perto do dia-a-dia do cidadão comum", afirmou. Ele já apresentou projeto de resolução nesse sentido e pediu a ajuda dos demais senadores para a sua rápida aprovação.

Eduardo elogiou matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, na última sexta-feira (dia 20), em que é divulgada pesquisa onde se constata o baixo interesse do consumidor brasileiro no quesito preço quando escolhe uma loja para comprar.

Segundo o senador, a matéria também revela a briga existente entre as indústrias e as grandes redes de supermercados, porque alguns fabricantes estão colocando nos rótulos dos produtos um preço sugerido, a exemplo do que se faz nos Estados Unidos. Eduardo relatou que, conforme a reportagem, as redes Carrefour e Pão de Açúcar estão ameaçando devolver produtos que tenham preço sugerido, como querem fazer ou já fazem indústrias do porte da Parmalat, Quaker e Bauducco. "Essa briga pode trazer vantagens ao consumidor brasileiro", assinalou.

Eduardo anunciou que pensa na possibilidade de apresentar projeto de lei obrigando a indústria a colocar preço sugerido nos rótulos dos seus produtos. Ele ainda explicou que, de acordo com a reportagem, quatro marcas de bolachas da Bauducco chegaram às gôndolas da rede Pão de Açúcar com preço impresso em valor 30% inferior ao praticado pelo supermercado. O senador revelou ainda que também pretende aprofundar-se na questão, ouvindo representantes das indústrias e do varejo.

23/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo quer criar no Senado comissão de defesa do consumidor

Eduardo quer Comissão de Defesa do Consumidor no Senado

Eduardo Siqueira Campos pede aprovação de seu projeto, que cria Comissão de Defesa do Consumidor

Eduardo quer criação de Comissão de Defesa da Concorrência e do Consumidor

Rollemberg quer integração entre CMA e comissão de juristas que trata do Código de Defesa do Consumidor

SIQUEIRA CAMPOS QUER MAIS RESPEITO COM CONSUMIDOR