Motorista poderá ser notificado sobre data limite para renovação da CNH
Como objetivo de educar a sociedade para o trânsito e combater os excessos da chamada indústria das multas, o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) apresentou projeto que determina o prazo de 30 dias para que os condutores sejam notificados do vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e aguarda decisão terminativa.
A matéria (PLS 401/07) acrescenta parágrafo ao Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) para incluir a determinação de notificar o motorista a respeito da data limite para renovação da carteira. De acordo com a legislação, a validade da CNH está vinculada ao prazo de vigência do exame de aptidão física e mental exigido do condutor. A cada cinco anos os titulares deverão renovar a habilitação. Após os 65 anos de idade, o motorista tem prazo de três anos para esse procedimento.
No caso de o motorista ser flagrado com a CNH vencida há mais de 30 dias, a lei prevê punição por infração gravíssima. Sendo assim, o condutor será autuado com a multa de maior valor e a pontuação máxima na habilitação, além de ter recolhida sua CNH e de ter o veículo retido.
"Não é raro ocorrer desatenção de condutores com a data de vencimento de sua CNH. Para uma omissão involuntária, a punição, embora correta, é fonte de transtornos desmedidos, que poderiam ser evitados com uma medida simples, mas eficiente e, acima de tudo, extremamente afinada com os propósitos preventivos e educativos que devem reger a administração do trânsito", justifica Marconi Perillo.
18/07/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Europa evita data limite para acordo sobre recursos genéticos
Tião Viana diz que decisão do TSE sobre data-limite para troca de partido foi necessária
Câmara terá de decidir sobre limite de 30 dias para o prazo de retenção da carteira de motorista por uso indevido
Segunda-feira é data limite para emendas parlamentares ao Orçamento
Agripino pede data-limite para eleição de presidentes das comissões
Trabalhador poderá ser consultado sobre data de férias