Motta critica decisão do Cade



Em discurso no Plenário nesta sexta-feira (6) o senador João Batista Motta (PMDB-ES) lamentou a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) de proibir a venda da empresa produtora de chocolate Garoto para a multinacional Nestlé. Motta afirmou que a resolução do conselho criou um problema para o qual não há solução à vista. A Garoto tem no Espírito Santo 3 mil empregados, sendo a maioria mulheres, informou Motta.

- Agora a empresa se vê tolhida de continuar suas atividades. A Nestlé estava desenvolvendo um projeto para produzir café solúvel no norte do estado, uma região atacada pela seca. Ninguém sabe o que acontecerá agora - afirmou, lembrando que a situação traz problemas sérios de confiabilidade para o Brasil no mercado de capital estrangeiro.

O senador preocupou-se ainda com outro problema que pode repercutir na imagem do Brasil frente aos investidores estrangeiros. Motta pediu que o governo federal, o Ministério de Minas e Energia, o Ministério da Fazenda, a Casa Civil, a Agência Nacional de Energia Elétrica e a Comissão de Valores Imobiliários prestem especial atenção ao início de crise que se instala entre os sócios brasileiros e estrangeiros do grupo Companhia de Força e Luz Cataguazes Leopoldina.

O grupo Cataguazes Leopoldina é uma centenária empresa distribuidora de energia elétrica que atua na Zona da Mata Mineira. Depois de firmar acordo de US$ 500 milhões há quatro anos com a Alliant Holdings do Brasil e a Fondelec o grupo Cataguazes passou a atuar também em Sergipe, Paraíba e Juiz de Fora (MG). Agora está havendo desentendimentos entre os sócios, inclusive com publicação em jornais de acusações recíprocas, informou Motta.

O senador afirmou que há inclusive uma tentativa de insuflar a opinião pública contra os investidores estrangeiros e disse esperar que a crise seja resolvida enquanto é "perfeitamente administrável".



06/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Motta pede apoio de senadores para reverter decisão do Cade,que impediu compra da Garoto pela Nestlé

Camata critica decisão do Cade contra venda da Garoto

Camata critica decisão do Cade de suspender compra da Garoto pela Nestlé

Motta quer voto de censura para o Cade

Bancada capixaba quer mudar decisão do Cade

ACM DIVULGA DOCUMENTO EM QUE MÉDICOS CRITICAM DECISÃO DO CADE