Motta pede apoio de senadores para reverter decisão do Cade,que impediu compra da Garoto pela Nestlé



O senador João Batista Motta (PMDB-ES) pediu nesta sexta-feira (13), no Plenário, o apoio de todos os parlamentares à tentativa de reverter a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que obriga a Nestlé a vender o controle da indústria de chocolates Garoto, que adquiriu em 2002. A decisão, disse ele, contraria o interesse nacional, por causa da ameaça aos empregos de milhares de trabalhadores da Garoto.

- O que se infere é que o emprego, o bem-estar social e o Espírito Santo não possuem qualquer valor ou relevância. Trata-se de um grande golpe no povo, especialmente para as desesperadas famílias capixabas. Conclamo todos os senadores para que se aliem a nossa causa, para reverter esse triste quadro de insensibilidade de um órgão público - afirmou.

Motta observou que o Cade não se opôs à fusão entre as empresas Antarctica e Brahma, que resultou na criação da Ambev, detentora, segundo o senador, de 70% do mercado de cervejas no Brasil. Juntas, disse Motta, a Nestlé e a Garoto respondem por 54% do mercado de chocolates do país, porcentagem bem inferior à da Ambev. "A quem interessa esse desserviço?", questionou.

O senador recordou que, ao ser adquirida, a Garoto passava por dificuldades, em especial por causa de problemas ligados à herança de seu antigo proprietário. A Nestlé, relatou, aceitou manter os empregos da tradicional indústria capixaba e ainda planejava construir uma fábrica no norte do estado, região mais pobre do Espírito Santo.

Correios

No mesmo pronunciamento, Motta prestou uma homenagem ao carteiro e ressaltou o papel da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) na retomada do crescimento econômico do país. Ele afirmou que os resultados obtidos pela empresa equiparam a ECT aos melhores correios do mundo e demonstram que uma empresa pública pode ser eficiente e útil ao país.

- Ainda há uma grande expectativa de que 2004 seja o ano em que o Brasil vai se reencontrar com o crescimento. E ninguém melhor do que o carteiro para simbolizar esse sentimento. Que ele seja o verdadeiro mensageiro da esperança e que sua bolsa esteja repleta de boas novas para todos os brasileiros - disse Motta.





13/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores protestam contra decisão do Cade de vetar compra da Garoto pela Nestlé

Tebet pede ao Cade que mude decisão e permita compra da Garoto pela Nestlé

Camata critica decisão do Cade de suspender compra da Garoto pela Nestlé

Conselheiro do Cade diz que outros órgãos foram contrários à compra da Garoto pela Nestlé

Magno Malta critica o Cade por rejeitar proposta da Nestlé para a compra da Garoto

CAE vai debater compra da Garoto pela Nestlé