Camata critica decisão do Cade de suspender compra da Garoto pela Nestlé



O senador Gerson Camata (PMDB-ES) classificou como "absurda, imoral e ilegal" a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) de determinar que seja desfeita a operação de compra da empresa brasileira de chocolates Garoto pela multinacional Nestlé. A indignação do parlamentar com o fato foi tamanha que ele propôs a retirada de pauta da Medida Provisória nº 136, incluída na Ordem do Dia desta quinta-feira (5), que permite ao Cade fazer contratações temporárias.

- Acho que deveríamos suspender a votação dessa MP e colocar uma emenda ao texto determinando que as decisões tomadas pelo Cade possam ser revistas pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) - afirmou. Outra crítica de Camata à proposição refere-se à falta de critérios bem definidos quanto ao processo de seleção a ser adotado e o número de empregados a serem contratados pelo órgão.

Preocupado com a ameaça dessa decisão do Cade sobre os três mil empregos da Garoto, o senador pelo Espírito Santo questionou o poder de cinco conselheiros resolverem, em sessão secreta, pelo fim de um negócio fechado, há dois anos, por US$ 250 milhões. Além de prejudicar esses investimentos, a medida deve inviabilizar a instalação pela Nestlé, no município de Colatina, de uma fábrica de café solúvel. "Essa decisão é contra o Brasil e mostra que não há regras para investimento no país", declarou.

Os senadores pefelistas Romeu Tuma (SP) e Heráclito Fortes (PI) endossaram as críticas de Camata à resolução do Cade. "No meu ponto de vista, a negociação para a compra da Garoto pela Nestlé tinha a intenção de salvar a fábrica brasileira", disse Tuma. "Quem vai pagar por esse prejuízo?", questionou Heráclito, considerando "intrigante" essa decisão só ter saído dois anos após o fechamento do negócio.



05/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet pede ao Cade que mude decisão e permita compra da Garoto pela Nestlé

Senadores protestam contra decisão do Cade de vetar compra da Garoto pela Nestlé

Motta pede apoio de senadores para reverter decisão do Cade,que impediu compra da Garoto pela Nestlé

Magno Malta critica o Cade por rejeitar proposta da Nestlé para a compra da Garoto

Conselheiro do Cade diz que outros órgãos foram contrários à compra da Garoto pela Nestlé

Camata critica decisão do Cade contra venda da Garoto